ENTREVISTA ESPECIAL COMEMORATIVA AO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

Jaqueline Silva, bibliotecária e coordenadora do Projeto Arte na Biblioteca, Universidade Positivo.

Jaqueline Silva
Crédito: Katia Velo

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional do Livro, 23 de abril, a Coluna KV entrevista Jaqueline Silva.

Formada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Goiás, especialista em História social pela Universidade Federal do Tocantins, possui 20 anos de experiência em coordenação de bibliotecas universitárias, especializadas e escolares. Jaqueline realiza vários projetos, entre eles, semanas culturais, exposições de fotografia e artes visuais, além da demanda específica da área de bibliotecas como atendimentos a pesquisas da docência e discência, comissões do MEC, ANAC e outros, áreas técnicas como catalogação, indexação e classificação. Um trabalho específico que exige sempre atualização e dedicação.

A seguir, um pouco mais sobre Jaqueline Silva.

Katia Velo – Conte um pouco sobre a Biblioteca da Universidade Positivo.
Jaqueline Silva – O SIBI – UP (Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Positivo) tem o compromisso de alinhar a gestão da informação e de suas bibliotecas com os objetivos da instituição, contribuindo para a excelência do ensino, pesquisa e extensão de forma multidisciplinar. Suas atribuições estão concentradas em oferecer acesso e disseminação da informação, bem como conservar e preservar as coleções existentes.
O SIBI – UP é formado pela Biblioteca Central (BC) e por sete Bibliotecas Setoriais*. A Biblioteca Central, localizada no Campus Ecoville, oferece um espaço amplo, em harmonia com as necessidades e interesses de seus usuários. Além de disponibilizar um acervo com mais de 120 mil exemplares, a BC oferece mais dois acervos de inestimável valor, voltados para consulta local: a coleção pessoal de Roberto Campos – economista, embaixador e ministro brasileiro (Sala Roberto Campos); e o acervo que trata, especificamente, sobre Direito Internacional e Arbitragem (Sala Philippe Fouchard).
Além de disponibilizar materiais informacionais, como livros, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), normas técnicas, periódicos e multimídias, entre outros, ao acompanhar modernas formas de consulta à informação, o SIBI – UP oferece acesso remoto a mais de 15 mil títulos de revistas, por meio de bases de dados. É importante ressaltar que a presença de um título na coleção pode ser verificada diretamente nas Bibliotecas ou pela internet, a partir da consulta no menu ao lado (“Consulta ao acervo”).

KV – Quando surgiu o Projeto Arte na Biblioteca?
JS – Surgiu em fevereiro 2015 com uma exposição da artista plástica Jacyra Abujamra. A exposição marcou o início do ano letivo! O título da exposição era “O Jogo da Vida”. Jacyra é uma artista que possui muitas facetas. É desenhista, gravurista e pintora é reconhecida pelas gravuras, fotografias, desenhos, sombrinhas, mandalas e leques coloridos com traços fortes e precisos.

KV – Qual a relação dos usuários da Biblioteca com as exposições?
JS – Hoje podemos dizer que eles têm ficado admirados com as exposições, pois quando demoramos o um dia para expor, logo eles perguntam para equipe da Biblioteca, quando teremos outra exposição. Eles já comentaram, que aquele espaço não pode mais ficar ser arte!

KV – Há algum tipo de bate-papo entre os estudantes e os artistas expositores?
JS – Ano passado (2017) na abertura do ano letivo, fizemos uma exposição com Leandro Souza. A exposição “Ilhas preciosas” trabalha dentro do contexto da ilha como imaginária e não real, como um lugar de separação, de isolamento. Um tema bastante introspectivo e reflexivo para uma conversa com o público.

KV – Como são selecionadas os artistas e as obras?
JS – Antes eu ia atrás daqueles artistas que já conhecia o trabalho, no primeiro momento tive dificuldades, mas depois as portas foram se abrindo. Hoje o artista vem até mim, mas procuro intercalar estilos. Também conto com o apoio na seleção da minha coordenadora, Joelma Marques da Silva, antes de fecharmos a agenda. Por ser um espaço destinado a pesquisa, a leitura e ao estudo, não fazemos exposições de esculturas e obras com ideologia de gêneros e aspectos sexuais. A Biblioteca da Universidade Positivo cede o espaço para exposição, mas não é um espaço de Arte como uma Galeria ou Museu.

KV – Já pensaram em realizar uma exposição entre os estudantes?
JS – Lógico, inclusive já realizamos uma exposição realizada pelo professor  Professor Emmanuel Alencar Furtado, agora para agenda de 2019, estamos elaborando algo com ex-alunos do Curso de fotografia.

KV –  Como você avalia o resultado, até o momento, das exposições realizadas?
JS – Muito bom, depois de dois anos, estamos nos sentindo realizados com as exposições exibidas!

KV – Quais são os projetos futuros?
JS – É levar esse mesmo projeto para as bibliotecas escolares do grupo Positivo! E dinamizar mais ainda o projeto Arte na Biblioteca.

 

Jaqueline Silva
Crédito: Katia Velo

2 Comments on ENTREVISTA ESPECIAL COMEMORATIVA AO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

  1. Jaqueline Jeronima silva // 25 de abril de 2018 em 16:35 //

    Katia Velo, obrigada por fazer parte dessa linda coletiva que estamos expondo na Biblioteca da Universidade Positivo, sua obra enriquece essa coletiva! “Multiplus Olhares do contemporâneo”, vale a pena conferir quem ainda não visitou,estaremos com essa exposição até dia 29/05!

  2. Olá Jaqueline! É um grande prazer participar desta exposição coletiva e, principalmente, ter conhecido você e seu trabalho. Beijo, Katia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*