EM TEMPOS DE PANDEMIA: MÚSICA É UM ANTÍDOTO PARA (QUASE) TODOS OS MALES

FOLHA DA MULHER SJP – ED 106 – FEV 2021 – KATIA VELO

“Se  Deus criou uma linguagem universal entre os homens, ela está nas notas musicais.” Katia Velo

Desde os primórdios, a música faz parte da história da humanidade. Fazíamos música para homenagear os deuses, celebrar conquistas, em rituais sagrados, entre outros.  Os filósofos gregos já descreviam como a música influenciava o comportamento das pessoas, sendo um dos pilares da educação grega antiga. A música possui uma linguagem complexa e sua prática deve ser constante. Embora muitos torçam o nariz e digam que não gostam de música clássica, afirmo que não é bem assim. Embora não toque nas rádios ou não faça parte das listas de reprodução como as outras, ela é marcante e emocionante. Um ótimo exemplo é seu uso pela indústria cinematográfica.  As músicas clássicas eternizam cenas e criam momentos especiais. Diria que a música é um personagem do filme. E para quem ainda não se convenceu, eu lanço um desafio, assista ao vivo e em um bom teatro, uma apresentação de uma orquestra, um musical ou ópera. É indescritível! Você irá se emocionar!

PRATA DA CASA – O TROMPETISTA DA OSESP, FERNANDO DISSENHA

Natural de São José dos Pinhais, Fernando Dissenha é trompete-solo da Osesp (Orquestra Sinfônica de São Paulo) há quase 25 anos. Doutor pela Universidade de São Paulo e Mestre pela Juilliard School, Dissenha realizou turnês pelo Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia, além de diversas gravações pelos selos BisNaxos e Chandos. Como camerista, Fernando Dissenha integra o Quinteto de Metais São Paulo, que já realizou apresentações no Festival Lake Luzerne (EUA) e gravou o CD Música Brasileira para Quinteto de Metais. Nos Estados Unidos, Dissenha foi solista da New York String Orchestra (Carnegie Hall), e da Juilliard Orchestra (Alice Tully Hall). Fernando Dissenha já ministrou cursos e masterclasses na Universidade de Maryland (EUA), em Medellín (Colômbia), e nos principais festivais de música do Brasil. Atualmente integra o corpo docente da Academia de Música da Osesp. Atuou também como professor de trompete na Faculdade Cantareira, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap/Unespar), Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e no Conservatório de Tatuí. No Brasil, Fernando Dissenha foi aluno de Edgar Batista dos Santos (São Paulo), Antônio Aparício Guimarães (Curitiba), e Pedro Vital, na Banda do Rotary International em São José dos Pinhais, sua cidade natal. Fernando Dissenha iniciou com a flauta doce e destaca “Com um bom professor, uma criança pode ter um desenvolvimento musical rápido e produtivo.” Aos 10 anos de idade, foi à Banda do Rotary  e participar desta banda foi essencial no seu desenvolvimento artístico. “É preciso preparar as crianças na escola ou em casa para esta experiencia artística. A batalha que nós músicos temos é grande para aproximar o público da nossa arte.” E Dissenha continua destacando que uma pessoa adquire cultura, conhecimento, disciplina, respeito e perseverança quando exposta ao aprendizado musical e seus desafios.  Dissenha  destaca que adoraria tocar em São José dos Pinhais com a Osesp ou em um recital. Fica a Dica!

Entrevista completa no site www.katiavelo.com.br/entrevistas

PROJETOS QUE TOCAM O CORAÇÃO

A Orquestra Sinfônica de Heliópolis , da favela de mesmo nome, uma das maiores de São Paulo, após um grande e trágico incêndio ocorrido em 1996, o maestro Silvio Baccarelli (Instituto Bacarelli) ficou extremamente comovido e incluiu um programa de musicalização que tem tido êxito, incluindo apresentações internacionais da orquestra. E o El Sistema na Venezuela, há mais de trinta anos, conhecido e reconhecido mundialmente, pois além de melhorar as condições socioeconômicas de seus alunos, tem formado orquestras e regentes de nível internacional, como a Sinfônica Simón Bolívar e o maestro Gustavo Dudamel  eleito em 2009 uma das personalidades mais influentes do mundo pela revista Time. 

DICAS DE FILME PARA TODAS AS IDADES E GÊNEROS (DRAMA, COMÉDIA, ROMANCE, DOCUMENTÁRIO)

Os Miseráveis

Os Desafinados

O Professor de Violino

Fantasma da Ópera

Whiplash

O Pianista

A Voz do Coração

Escola do Rock

Se você tiver algum filme sobre música interessante, envie-me (41) 98408-6452 Katia Velo. Vamos criar uma onda do bem e motivar as pessoas a ouvirem músicas que toquem a Alma.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*