EDUCAR PARA A VIDA

O papel do educador é fortalecer as potencialidades do educando

Patricia Alberti e Henrique Maldonado
Crédito: Divulgação

FONTE: JORNAL FOLHA DA MULHER
Quando vejo ex-alunos ingressando em boas Universidades, visitando-nos para agradecer pelo aprendizado e convivência na nossa escola, a Escola Evolutiva, sinto-me realizada. Os amigos que fiz nestes anos, alunos, pais de alunos, professores, colaboradores, sinto uma sensação de bem-estar, de satisfação, de recompensa por tantos anos dedicados à educação.  Este é meu verdadeiro legado: acreditar e potencializar a capacidade das pessoas.

INTERCÂMBIO I
Há mais de um ano, minha filha Isabella Alberti ficou do outro lado do mundo, em Taiwan em um intercâmbio cultural organizado pelo Rotary. A distância e o tempo reafirmaram a nossa ligação e respeito mútuos. Foi uma experiência muito útil para a vida dela. Apesar das dificuldades inevitáveis como a língua, a cultura, a comida, ela conseguiu ultrapassar tudo de forma surpreendente.  A Escola Evolutiva teve um papel fundamental, pois foi seu alicerce.
INTERCÂMBIO II

Agora é a vez do Henrique Maldonado, mais do que um ex-aluno é como um filho para mim.  Ele começou conosco lá na antiga escola, a Vovó Dody, ainda bebê. Depois de passar pelas etapas acadêmicas e ter contato com vários professores, o Henrique passou de aluno a estagiário. E isto aconteceu de forma natural, uma vez que o interesse do Henrique por equipamentos eletrônicos começou já no 4º. Ano do Ensino Fundamental I. Agora, nosso aluno, colaborador, amigo, filho, vai alçar novos voos. Fará um Intercâmbio também por intermédio do Rotary. O destino agora é Lion, na França. Como presidente o Rotary de Contenda, cujo lema deste ano é “Seja a Inspiração”, destaco, o Henrique é uma grande inspiração para os jovens que têm um sonho de fazer intercâmbio.

DEPOIMENTO HENRIQUE MALDONADO

Tenho muitas lembranças da Escola Evolutiva ainda quando era Vovó Dody. Lembro-me da cozinha e dos cheiros gostosos que sentia. Do Professor Amauri (Educação Física) que subia no muro da escola e ficávamos admirados porque para nós o muro era quase uma montanha. As frases da professora Katia Velo que escrevia no dia e direcionada para o momento. Os experimentos científicos da professora Nai (Naiana). As Feiras das Ciências eram um daqueles momentos únicos onde a criatividade rolava.  As festas da escola também são inesquecíveis, como uma da Festas Juninas em que fui responsável pelo som. Eu sempre me interessei por tecnologia e a Escola Evolutiva me apoiava em tudo o que eu sugeria. Nunca era aquela posição, você é aluno e nós professores. Sempre houve uma troca. Assim, eu cada vez mais ganhava confiança. De repente estava em um Seminário de Educadores na Costa do Sauípe com meus ex-professores representando  o departamento de  T.I.  da escola! Sigo para era nova experiência na minha vida, sabendo de algumas dificuldades que poderão surgir, mas sem medo, pois estou preparando e tenho o apoio da minha família, dos amigos e da Escola Evolutiva.

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*