Educação de Jovens e Adultos melhora estimativas do analfabetismo no Brasil

Crédito: Divulgação

O combate ao analfabetismo é uma das metas mais importantes para a educação no Brasil, que ainda tem cerca de 11,8 milhões de pessoas que não sabem ler nem escrever. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2016 mostram que esse número representa 7,2% da população de 15 anos ou mais.

A Educação de Jovens e Adultos pode ser uma esperança na busca pela erradicação do analfabetismo. O número de matrículas nessa modalidade aumentou 4%, de 2.811.939 de alunos em 2016 para 2.928.958 para 2017, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2017. Na Uninter, o EJA é disponibilizado no formato à distância, para alunos que não concluíram o Ensino Médio. “Dessa forma o aluno pode voltar a estudar e ao mesmo tempo continuar trabalhando e sustentando sua família”, explica a coordenadora Maria Tereza Cordeiro.

O curso tem duração de 18 meses, com carga horário total de 1.200 horas, mas é possível solicitar aproveitamento de estudos caso o aluno já tenha concluído algumas disciplinas. Com um ambiente virtual acessível, os estudantes podem interagir e tirar dúvidas com professores e colegas.

Histórias que emocionam

Erimeide Anamaria Cabral Zanquetim de 56 anos está realizando um sonho: terminar os estudos. Ela e seus dez irmãos nasceram e foram criados no circo, viajando constantemente pelo Brasil. “Em cada lugar que a gente se apresentava, íamos para a escola, mas apenas como alunos ouvintes. Quando as coisas ficaram mais difíceis, paramos de estudar”, conta a aluna do Centro Universitário Internacional Uninter.

Durante muitos anos, Erimeide foi reconhecida como analfabeta por não ter meios de comprovar sua escolaridade. Apenas depois de adulta conseguiu a certificação para o primário e logo correu para conseguir seu diploma do ensino médio. “Era um sonho da minha vida. Havia um vazio dentro de mim. Para nós que ficamos tanto tempo sem estudar, o método da Uninter é agradável, nos leva a progredir de um jeito esclarecedor, tem clareza no conteúdo. E eu posso estar viajando e estudando”.

Atualmente, Erimeide está prestes a terminar o curso EJA oferecido pela Uninter e já tem planos para o futuro. “Vou começar a graduação em Letras, seguir na modalidade à distância que me possibilitou continuar meu trabalho como artista e viver no picadeiro. Quero passar conhecimento para minha família, meus sobrinhos que estão crescendo. E ainda vou escrever um livro sobre a vida no circo, compor músicas e poesias”, explica.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de julho no www.uninter.com/eja ou pelo telefone 0800 702 0500. Em Curitiba, o EJA está disponível nos seguintes endereços:

CURITIBA (CATEDRAL)

Rua José Bonifácio, 15 – Centro

Fone (41) 3322-7768

CURITIBA (CIC)

Rua João Bettega, 6.100 – CIC

Fone: (41) 3229-0700

CURITIBA (DIVINA – LARGO DA ORDEM)

Matrículas: Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro

Aulas: Rua do Rosário, 147 – Centro

Fone: (41) 2102-4993

CURITIBA (UBERABA)

Av. Coronel Francisco Heráclito dos Sant, 2801 – Jardim das Américas

Fone: (41) 3044-7708

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*