Documentário “Gastronomia Urbana” estreia no circuito comercial

Longa-metragem de estreia do diretor curitibano Ricardo E. Machado faz parte do Festival Tupiniquim 2018

Gastronomia Urbana Bull Dog
Crédito: Andre de Paula

O filme documentário de longa-metragem “Gastronomia Urbana”, do diretor curitibano Ricardo E. Machado, ficará em cartaz no Cineflix Maringá Park, entre os dia 20 a 26/9, como parte da programação do Festival Tupiniquim. No filme, personagens inusitados apresentam um olhar crítico e bem humorado sobre a cidade. Com duração de 1h 36 minutos o filme foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.
Durante as filmagens, a equipe percorreu dezenas  de locações  coletando imagens e depoimentos em diferentes ambientes e condições. Entre os locais visitados, estabelecimentos como um restaurante luxuoso, uma lanchonete humilde, um salão de cabeleireiros frequentado por socialites, uma barbearia tradicional, o CEASA e até o aterro da Caximba, entre outros, estão presentes no filme. Nestes locais, Ricardo e sua equipe encontraram personagens das mais diversas classes sociais, tais como um caminhoneiro, um rapper da Vila Capanema, um artista plástico, um mendigo, um ciclista, índios nativos do Paraná, estudantes, madames, entre outros.
“Eu queria fazer um filme cuja estrutura fosse baseado na receita do pão francês. Curitiba é um prato complexo, onde se mistura uma perfeita combinação de sabores e texturas, culturas e povos, planejamento e execução. O filme registra a Curitiba atual através da comparação das relações entre os elementos urbanos com os ingredientes de uma grande receita culinária. Sob esta ótica são retratadas as diversas vertentes do cotidiano de Curitiba. A sinfonia visual composta pelo movimento constante da população e de seus ofícios revela a cidade” explica Ricardo.
Sobre Ricardo E. Machado
O diretor curitibano Ricardo E. Machado é formado em Rádio e TV, e cursou cinema na Academia de Cinema de Nova Iorque. Faz documentários, video-arte e vídeo-instalações. “Gastronomia Urbana” marca sua estreia nos longas-metragens.
Entre seus trabalhos premiados, estão “Gringo in Rio” (Prêmios Especial do Júri e Melhor Edição/Montagem no festival CineEsquemaNovo em Porto Alegre) e “Andorinhas” (Primeiro Lugar no Festival Arte.mov em Belo Horizonte).
Sinopse:
“Gastronomia Urbana” é a maneira como Curitiba é vista pelo mundo. Décadas após seu ápice como cidade modelo e capital ecológica, Curitiba agora tem que lidar com as consequências de seu marketing excessivo. De um ex-prefeito, ao dono de um moinho falido, até um mendigo eloquente, personagens distintos revelam como uma cidade que um dia foi considerada perfeita, está agora desmoronando diante dos olhos de seus habitantes.
Mostra Tupiniquim 2018
A Mostra de Cinema Tupiniquim – Etapa Paraná é uma ação do Instituto Cultural Ingá (ICI), que promove a seleção de filmes para serem inseridos na programação do Cineflix Cinemas, nas salas disponíveis no Paraná. Os filmes forão avaliados pelos membros da Comissão Técnica do ICI, que escolheram 7 filmes para compor a mostra.
O ICI é uma associação civil sem fins lucrativos, da região de Maringá, que atua como uma Agência de Fomento e Incentivo às ações culturais que se estabelecem em todo o interior do país.
“Gastronomia Urbana” na Mostra Tupiniquim 2018
Data: 20 a 26 de setembro

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*