Descomplicando a literatura e formando leitores

Por meio de cursos que aproximam os alunos da arte e despertam seus talentos, o Instituto Dom Miguel qualifica profissionais, além de formar leitores e plateias

Crédito: Divulgação

Já pensou em ler uma obra do escritor alemão Kafka, considerado um dos mais influentes do século XX, com o auxílio de mediadores que irão estimulá-lo a compreender uma leitura complexa de forma intuitiva e pessoal? Ou desenvolver a habilidade de encantar plateias narrando histórias com técnicas que, além de despertar seu lado lúdico, também irão trazer autoconfiança e desenvolvimento em oratória?

Essas são algumas das propostas do Instituto Dom Miguel, um centro educacional que tem como missão conectar pessoas e culturas através de experiências artísticas, oferecendo formação de qualidade, pautada em conceitos atuais e vivências sensíveis, com o objetivo de fortalecer a descoberta, o desenvolvimento e a potencialização dos talentos. Seus cursos compreendem propostas de curto, médio e longo prazo, para o mais variado tipo de público. “Atingimos muitos professores e profissionais da área artística, como escritores e atores, mas acreditamos que nossos cursos transcendem tais profissões e são indicados para qualquer pessoa com interesse em aprofundar-se na literatura e na arte em geral”, explica a diretora geral do Instituto, Grimalda Amorim.

Segundo ela, para este ano, além dos cursos fixos da grade curricular, como Narração de Histórias, Diálogos Imprevisíveis, Estúdio do Conto, Música Viva, dentre outros, a proposta é envolver a sociedade diretamente com grandes nomes da literatura brasileira, em um Circuito Cultural, que acontecerá de maio a novembro, com um encontro a cada mês. “Teremos um time de peso, com nomes como Marina Colasanti, Celso Sisto, Glória Kirinus ,Celso Antunes, Kiara Terra e Francisco Gregório, em palestras que trarão este universo mais próximo ao público, tornando algo real e palpável para quem ainda se sente inseguro com relação ao livro”, completa Grimalda.

Além da programação do Circuito Cultural, primeiro da instituição, no site do Instituto Dom Miguel é possível acompanhar os cursos que irão acontecer este ano, com informações detalhadas sobre a proposta pedagógica, professores, datas e valores. “Para 2018 preparamos uma excelente agenda de cursos que não se restringe à narração de histórias, mas que também fomentam os espaços literários, a formação de leitores, a economia do livro, o pensamento filosófico, o desenvolvimento artístico e cultural e a formação de docentes”, finaliza a diretora.

 

Serviço:

Instituto Dom Miguel

Endereço: Rua Emiliano Perneta 297, salas 32 e 34 – Centro – Curitiba/PR

www.institutodommiguel.com/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*