CURSO PRESENCIAL DE ICONOGRAFIA

A iconógrafa durante seus trabalhos.
Foto / Divulgação

Carga horária: do 12 ao 16 de novembro, das 9 às 18 hs, com intervalo para o almoço.

Conteúdo:

Palestras sobre teologia da iconografia, exibição de filmes (curtas), demonstração da técnica, execução dos exercicios de iconografia, leituras e a escritura de um pequeno ícone.

 

A iconógrafa

Monja Rebeca (Pereira) é brasileira, carioca, monja ortodoxa em Herzegovina (no Patriarcado Ortodoxo Sérvio); e estuda a Sagrada Arte e a Teologia dos Ícones há cerca de 10 anos.

 

Começou seus estudos França onde trabalhou principalmente com Geneviève Gouverneur e estendeu suas pesquisas na Sérvia, com mestres e iconógrafos Sérvios e Gregos. Seus estudos descendem do Atelier Saint Luc de Paris, onde ensinaram o Bispo Jean de Saint Denis e Hélène Iankoff.

 

Monja Rebeca trabalha com a tradicional técnica bizantina-macedônica de Iconografia a seco. Participa da fundação e formação do Atelier Ortodoxo São Lucas no Rio de Janeiro (em Copacabana), onde ministra cursos e participa de Exposições.

 

Para citar alguns de seus trabalhos, a iconógrafa é a autora das pinturas murais da Catedral Ortodoxa da SS. Virgem Maria (Copacabana-RJ) em 2010, do Holy Nativity Monastery no Texas em 2011-2012 e da Paróquia Ortodoxa da SS. Trindade (Aldeia-Recife) em 2012.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*