Curitiba se torna embaixada de bienal internacional de arte com abertura neste final de semana

A Subli_me / The Wrong New Digital Art Biennale fica em cartaz até o dia 31 de janeiro com entrada gratuita

Imagem: Divulgação

Em cartaz desde 16 de dezembro, em Curitiba, na AIREZ – Galeria de Artistas Independentes, a exposição, Subli_me / The Wrong New Digital Art Biennale. Considerada a maior e mais diversificada bienal internacional de arte e cultura digital, o evento apresenta os trabalhos de dez jovens talentos da cena de cultura digital de todo o mundo e fica em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2018.

Na noite de abertura, a partir das 18h, a artista porto-alegrense Sayuri Kashimura apresenta a performance inédita de “Entre o Peso e o Espelho” desenvolvida em suporte de realidade virtual onde os novos modelos estéticos se referem aos novos modos de vida e às novas formas de percepção. Além de Curitiba, seus trabalhos já foram expostos em galerias renomadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bangkok na Tailândia. Em seguida, às 19h, ocorre a apresentação musical do Caosmic.

Flávio Carvalho que já expôs seus trabalhos de arte e tecnologia na Madatac, em Madrid, no Subtle Technologies Festival, em Toronto e no Bideodromo, na Espanha, entre outros, é o responsável por assinar a curadoria desta edição, em Curitiba. Para ele, possibilitar com que a cidade seja uma das embaixadas da The Wrong, no Brasil, fomenta a fusão entre o universo artístico, maker e tecnológico, com o objetivo de uma reflexão e tomada de ação na cultura digital contemporânea.

Fundada pelo empreendedor cultural, escritor e artista maker espanhol David Quiles Guilló, desde 2013 a The Wrong tem o objetivo de criar, promover e fomentar o pensamento inovador artístico. Além de incitar a acessibilidade da arte nos espaços públicos, em Curitiba, nas linhas dos ônibus da cidade está sendo exibido alguns vídeos dos artistas que integram a edição da Subli_me e em breve serão disponibilizados em canais da TV pública.

Outro destaque do evento, são as exibições ao vivo das obras na Galeria Airez. A partir do dia de estreia, neste sábado, os internautas poderão assistir em diversas plataformas móveis os trabalhos em “work in progress’’ da Subli_me, entre outras já disponíveis desde o dia 01/11 no site https://subli-me.org/.

ARTISTAS

LEANDRO CATAPAM é mestre em Design pela UFPR e atua como designer em materiais gráficos do âmbito cultural em Curitiba, com ênfase no suporte cartaz. Na PUCPR, faz parte do corpo docente da graduação em Design e Publicidade e Propaganda. No início de 2017, viabilizou a exposição GifEmotion, em que transformou colagens estáticas em gifs sequenciais animados. Dentro desse contexto, desenvolve estudos em linguagem visual com foco na expressão da colagem, pós-modernismo gráfico e imagem em movimento.

SAYURI KASHIMURA é uma artista brasileira formada em Artes Visuais pela UNESPAR-FAP (2014) e pós-graduada em Artes Pós-Híbridas na UTFPR (2016). Sua produção artística é focada nas práticas interdisciplinares com ênfase na crítica e nos processos emocionais do ato de criação. Trabalha com performance, ruído, instalações e imagens virtuais. Seus trabalhos foram exibidos em galerias em Curitiba, São Paulo e Bangkok na Tailândia.

GUILHERME ZAWA (1982) vive e trabalha em Curitiba. Artista visual, psicanalista e escritor. Trabalha a arte como aspectos de sublimação de percepções e da metáfora enquanto forma estrutural capaz de estabelecer novos significados. Atua através da arte lens-based, sobretudo a fotografia e a literatura.

HERBERT BAIOCO é artista multimídia nascido em 1988 em Serra, Espírito Santo. Transita pela arte contemporânea por meio da produção de instalações e performances. Em 2015, realizou sua primeira exposição individual, Teatro Estúdio, na Galeria Homero Massena, em Vitória, ES.

LIVENOISETUPI é um coletivo de performance multimídia colaborativa formado, nesta edição, por Ricardo Palmieri e Alexandre Torres Porres. O objetivo é romper as fronteiras entre tecnologias e temáticas modernas e ancestrais para ambientar experiências sensoriais, nas quais o participante pode e deve interagir para modificar a dinâmica do espaço. O coletivo já se apresentou com formações e convidados diversos para públicos em Zagreb, Ljubljana, Londres, Marseille, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

DINA KARADŽI? (1986) obteve um mestrado da Academia de Belas Artes de Zagreb em 2012 e é membra da Associação Croata de Artistas desde então. Em 2014, (co)fundou e tornou-se diretora de arte da Format C, uma organização artística focada em multimídia experimental e criação colaborativa. Ativa na área de arte visual, digital e net.art, trabalhou com animação stop-motion e design de personagens. Colabora como conferencista transmídia, artesã de artes aplicadas e assistente de projeto da ONG na ACC Attack!.

ADAM PIZURNY é um artista digital que vive e trabalha em Praga, República Tcheca. É obcecado em criar formas humanas mutantes e explorar as fronteiras da percepção humana entre o belo e o feio.

MATTIS DOVIER é um ilustrador e animador francês que vive em Paris e gosta de explorar a relação entre música e imagem de forma dark e divertida. Faz especial referência à estética dos primórdios da internet, ao mangá e à cultura gif contemporânea.

LOOPING LOVERS é um exército de gifs de dois homens. Phillipp Ries e Thomas Mayer, ambos de 26 anos, são originários da região sul da Alemanha e se conheceram no início da faculdade de Ciências Aplicadas em Schwäbisch Gmünd. Em 2016, formaram-se em Design Industrial e Design de Interação. Ambos atuam como freelancers, enquanto Phillipp estuda para o mestrado em Design Estratégico. Um ponto central de seu estilo é uma preocupação crítica ou satírica com maus hábitos, capitalismo de consumo e cultura popular.

CONNOR SHERLOCK cria espaços virtuais onde é possível se perder e ficar só. Seus jogos eletrônicos se concentram na permeabilidade dos limites dos níveis e na futilidade da autonomia total do jogador em um mundo que irá ignorá-lo. Iluminação lúgubre e sintetizadores improvisados guiam sem restringir, deixando que a mente viaje junto com o avatar do jogador. Driblar as mecânicas tradicionais dos videogames permite que o jogador contemple e reflita, em vez de simplesmente se distrair com objetivos e recompensas.

SERVIÇO |

SUBLI_ME / THE WRONG – NEW DIGITAL ART BIENNALE

Coquetel de abertura: 16 de dezembro

Horário:  17h.

Local: • AIREZ • Galeria de Artistas Independentes

Endereço: Rua 13 de maio, 778, cj 15 – São Francisco – Curitiba.

Horários de visitação:

10h às 18h (segunda à sexta)

14 às 18h (sábados)

O evento é gratuito, mas é necessário preencher o formulário

http://bit.ly/2yihmNE

PATROCÍNIO

Universidade Positivo

EBANX

INCENTIVO CULTURAL

Vale do Pinhão – Prefeitura de Curitiba

Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A

Fundação Cultural de Curitiba

Prefeitura de Curitiba

APOIO

ProDesign>PR

Igloo Design

É-Paraná

Governo do Estado do Paraná

Espaço de Criação Composteira

MTMOSS Translator

GPR Videos

Escritório de Criação

Loox VR

Coax Co.Think

CasaTreze Studio

Revista abcDesign

Redhook School

Rádio Mundo Livre FM

 

PARCERIA

• AIREZ • Galeria de Artistas Independentes

R.Nott Magazine – Revista virtual de arte e cultura

PRODUÇÃO

Cibin Produções

REALIZAÇÃO

Flvz Lab

Sobre informações e entrevistas | 

Os artistas, Hebert Baioco, Ricardo Palmieri (LIVENOISETUPI), Leandro Catapam, Guilherme Zawa e Sayuri Kashimura estarão presentes no evento e atendem a imprensa. Para entrevistas prévias entre em contato via e-mail. Neste link, segue o material de divulgação em alta resolução:  https://we.tl/nNVRMSX3dC

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*