COVID-19 – AS PANDEMIAS E A ARTE

FOLHA DA MULHER SJP – ED 98 – MAI 2020, coluna KV

Arte é a linguagem da Alma

Você pode pensar, o que Arte tem a ver com esta pandemia? E eu respondo, tudo, pois a Arte é o nosso espelho espiritual. É por meio dela que podemos demonstrar o que sentimos. Seja por meio da escrita, da música, da dança, da fotografia, escultura, da moda, enfim, transformar o invisível em visível.

De tempos em tempos pandemias acontecem, peste negra, gripe espanhola, A1N1, coronavírus, nocoronavírus (covid-19) e, infelizmente, não deve ser a última. Tudo o que estamos passando neste momento como medo de pegar a doença, de alguém que amamos morrer, de perder o emprego, tristeza pelo afastamento social, sentimento de clausura pela quarentena, nos traz uma  falta de sentido, de fobia, de profunda tristeza. Mas, como tudo na vida, também há o lado positivo, como dizem, podemos ver uma luz no fim do túnel. Vivemos um momento que será um divisor de águas, a.C. e d.C. (antes do covid-19 e depois). Parafraseando Poliana, eu acredito que nada será como antes, será melhor. Veja o que nós artistas paranaenses estamos fazendo.

ARTISTAS DA APAP/PR REALIZAM AÇÕES DURANTE A QUARENTENA

Artistas visuais associados à Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR sensibilizados pela quarentena provocada pelo novocorona vírus (covid-19) estão se mobilizando para transformar este momento tão difícil de privações e incertezas que ocorre no mundo inteiro, num momento de aproximação com a Arte.

1ª.  AÇÃO –  ARTISTAS PARANAENSES FALECIDOS – INTERFERÊNCIAS

Na primeira ação foram realizados trabalhos inspirados em obras de artistas plásticos paranaenses já falecidos. As obras receberam intervenções para alertar sobre a necessidade de permanecer em casa. Em algumas houve a interferência com máscaras e em outras as pessoas foram suprimidas. Os artistas realizaram intervenções e releituras em obras de artistas consagrados como Alfredo Andersen, Erbo Stenzel, Estanislau Traple, Guido Viaro, Irene Rolek, Helena Wong, Poty Lazzarotto, Ruben Esmanhotto, Theodoro de Bona e Vivian Vidal.

2ª. AÇÃO – CATÁLOGO PARA PINTAR – DESENHOS

A APAP/PR e o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) lançarão em breve, um catálogo de desenhos inspirados em Curitiba para pintar. O objetivo é valorizar o patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade. Inspirada nesta ação, fiz também desenhos de locais de São José dos Pinhais para que os pequenos são-joseenses pudessem melhor a cidade.

3ª. AÇÃO – “OLHAR REFLEXIVO” – FOTOGRAFIAS

Nesta 3ª. ação, os artistas visuais da APAP/PR realizaram um ensaio fotográfico de imagens capturadas de dentro de suas casas, ou seja, do universo pessoal e íntimo por meio de linguagem visual própria. O objetivo é que possamos refletir sobre a nossa relação com a imobilidade provocada por um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade.  

Serviço:
Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR
Av. Jaime Reis, 107 – São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408
Instagram: apap_pr

2 Comments on COVID-19 – AS PANDEMIAS E A ARTE

  1. Wilson Pizzatto // 21 de maio de 2020 em 11:02 //

    Parabéns pela iniciativa!!!

  2. Muitíssimo obrigada! Beijo, Katia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*