Como escolher a escola para o próximo ano

Formação dos profissionais, religião, preço e metodologia estão entre características que devem ser analisadas

Deve-se observar o conforto da criança, a adaptação à estrutura e a proposta da escola.
Crédito: divulgação/ Positivo

Escolher a primeira escola ou a nova instituição de ensino dos filhos não é simples. É preciso ponderar tanto os valores, que deverão estar alinhados com os princípios da família, quanto o investimento.  Lembrando que outros fatores como distância, trânsito, metodologia de ensino, atividades culturais, esportivas e línguas também deverão ser levados em consideração.

De acordo com Acedriana Vicente Vogel, diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, “durante as principais séries da educação básica, predomina a visão e escolha dos pais, porém é sempre valioso observar o conforto da criança, a adaptação à estrutura  e a proposta da escola. A escola que é ideal para uma criança poderá não ser para a outra”.

Assim, listamos alguns itens de atenção na hora da escolha, para servir de indicação aos pais durante as entrevistas nas escolas. Com base nesses itens será mais fácil ter um norte com relação ao que é importante ou não para cada família.

1. Religião

É importante analisar qual é o peso da religião para a família e se a orientação da escola pode conflitar com a educação familiar. Mesmo que seja uma instituição confessional procure saber os limites da condução religiosa no dia a dia das escolas.

2. Formação da equipe

A formação dos profissionais é algo que pesa na escolha da instituição de ensino. Avalie qual é a política de seleção da equipe, quais as exigências para a contratação dos profissionais e a rotatividade da equipe e, sobretudo se há investimento na continuidade dos estudos para que se mantenham atualizados.

3. Conteúdo

Fique atento à proposta pedagógica do colégio e como ela é operacionalizada em sala de aula. Procure saber a dosagem de trabalho na escola e em casa e se o foco está no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Verifique como se dá a comunicação e o acompanhamento dessas atividades para com a família.

4. Exposição de trabalhos

Nem sempre as crianças contam ou mostram tudo o que fizeram durante o dia na escola, então algumas instituições optam por mostrar isso aos pais em forma de exposição em áreas comuns ou durante as reuniões. Os trabalhos feitos em sala de aula que vão para a exposição servem tanto para gerar sentimento de pertencimento aos projetos da escola, como também é uma materialização da aprendizagem para os pais. Fique atento ao que está exposto, isso revela muito da escola.

5. Distância

Há sempre um desgaste físico e emocional durante longos deslocamentos. Isso poderá interferir na produção do filho  na escola . Chegar cansado, pode ser prejudicial e  deve ser um fator a se considerar para a escolha da escola, além da segurança no percurso.

6. Faça as contas

Além do valor da mensalidade é preciso pôr na ponta do lápis outras despesas, como aulas extracurriculares, lanches e lista de materiais de apoio. Assim é possível chegar ao investimento real da escola e do impacto que ela terá no seu orçamento.

7. Criatividade

A criatividade é importante para você? Analise isso quando visitar as dependências da instituição e seu mobiliário. A disposição de mesas e cadeiras, designer, espaço de lazer e orientação dos professores pesa muito nessa questão.

8. Olhar diferenciado

Independentemente do tamanho da escola, é importante entender como é feita a segmentação das turmas e das equipes. “Um grande colégio, por exemplo, pode dividir a gestão para que os alunos tenham ampla atenção e cuidado durante todo o período em que estão na escola”, explica Acedriana Vicente Avalie se existe uma equipe que fornece apoio pedagógico e  psicológico que são necessários para ajudar a lidar com a complexidade inerente ao ser humano em formação.

9. Tamanho da escola

Analise se você prefere uma escola focada em determinada fase da vida do seu filho ou se optaria por uma que reúne toda a educação básica em um mesmo espaço. Ambas têm suas vantagens e desvantagens.

10. Ensino Médio

Se a mudança acontecer durante o Ensino Médio, confira se existe uma programação direcionada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formação técnica ou outro tipo de ensino específico e como ele acontece.

Além de apoio no contraturno para tirar dúvidas. Vale lembrar que se tiver uma estrutura diferente para redação deve receber pontos extras na sua avaliação.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*