COLUNA KV – FOLHA DA MULHER JUN/2020

FOLHA DA MULHER SJP – ED 99 – JUN 2020
Coluna Katia Velo

A ARTE CURA

Arte é necessária, mas em tempos difíceis é essencial.

ISOLAMENTO SOCIAL

Vivemos tempos difíceis, confusos, incertos. Somos seres sociáveis. Nós, brasileiros, temos uma grande qualidade (ou defeito) somos amistosos, amáveis, carinhosos, portanto, temos necessidade de abraçar, tocar, beijar. O distanciamento social traz a sensação de tristeza e apatia. A Arte consegue “quebrar” esta barreira.

ENTRE ARTE E QUARENTENA

No mundo da Arte está acontecendo uma revolução! A arte de rua (street art) ou seja intervenção urbana está invadindo espaços públicos pelo mundo. Alguns exemplos já se tornaram notórios, como em Bérgamo, na Itália, onde um imenso painel retrata uma enfermeira embalando o mapa italiano, a obra de Bansky, artista de identidade desconhecida e o mais famoso da atualidade,  exposta em um hospital em Londres onde uma criança troca os heróis costumazes por uma enfermeira e o nosso querido brazuca o talentoso  Kobra que tem paineis espalhados pelo mundo todo, ele criou um painel ecumênico em seu estúdio onde apresenta crianças de cinco religiões com máscaras de proteção.

RECRIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE

Inspirada por esta movimentação mundial convidei meus alunos da Escola Evolutiva do Ensino Fundamental II para participarem desta releitura viva. Maio comemorou-se o Dia do Artista Plástico, dia 8 de maio. A data é uma homenagem ao nascimento de José Ferraz de Almeida Junior considerando um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX no Brasil. Almeida Junior é considerado o precursor do regionalismo brasileiro. Aproveitando a deixa, fiz a releitura de uma das obras mais famosas do mundo, A Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Afinal, eu não poderia perder a oportunidade, não é mesmo! Uma atividade lúdica, criativa e educativa.

Experimente você também.

Faça uma recriação de uma obra de Arte e poste nas redes sociais.

Use a hashtag #katiavelo vou adorar compartilhar!

1 Comentário on COLUNA KV – FOLHA DA MULHER JUN/2020

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*