Colorindo a casa

Com a chegada da primavera, a arquiteta Ana Johns dá dicas para deixar seu lar no clima da estação

Ana Johns Arquiteta
Crédito: Divulgação

A chegada da primavera no hemisfério sul, no dia 22 de setembro, também marca o aumento das temperaturas, a maior incidência de luz solar, além da floração de diversas espécies de plantas. Na decoração, é possível utilizar pequenos artifícios para deixar a casa mais alegre com a troca de estação, como roupas de cama estampadas, almofadas de cores intensas, e vasos por toda à parte. A arquiteta Ana Johns, à frente do escritório Ana Johns Arquitetura, dá algumas dicas simples para mudar o visual do seu lar neste período do ano:

Invista em cores vibrantes, principalmente o verde

A sobriedade do inverno sai de cena, para que as cores invadam os espaços. Tons vibrantes são uma boa escolha. O verde, por exemplo, entra como cor de destaque por remeter à vegetação. “Lembrando que esta cor, em suas diferentes tonalidades, está muito em alta este ano”, acrescenta a arquiteta.

Brinque com as estampas em tecidos leves

Mudando apenas a roupa de cama, ou algumas almofadas do sofá, já é possível dar uma sensação totalmente diferente ao ambiente. “Minha sugestão são as estampas florais ou com tema de borboleta, que também remete à primavera. Substituir mantas e peças em lã por tecidos mais leves, como algodão e linho, também proporciona um frescor ao espaço”, acredita.

Plantas e flores por toda a casa

Nada melhor do que aproveitar a estação das flores para estar rodeado delas, não é mesmo? Neste caso, é preciso analisar as necessidades de cada espécie para inseri-las em um local adequado com relação à iluminação e umidade. “Uma dica é montar pequenas hortas, que trazem as cores, aromas e sabores da estação e, ao mesmo tempo, servem como elementos decorativos em cozinhas, áreas gourmet e varandas”, sugere a profissional.

Use e abuse das áreas externas

Aposte em plantas que tragam vida para estas áreas, com uma mescla de tons de verde além das flores. “Espaços ao ar livre, como decks e varandas, podem ser planejados para receber móveis de área externa, onde é possível ter contato com essa vegetação, além de aproveitar os dias de sol com temperaturas agradáveis que a estação traz”, finaliza.

Sobre Ana Johns Arquitetura:

Ana Johns é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo e mestre em Sustentabilidade e Arquitetura Nórdica pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Com experiência no ramo desde 2008, a profissional já desenvolveu trabalhos internacionais – no escritório Carvalho Araújo, em Portugal – além de  atuar em diversos escritórios renomados em Curitiba, como o Maganhoto e Casagrande onde exerceu a função de gerente de projetos na área de arquitetura de interiores.Com essa visão diferenciada e ampliada da arquitetura, no início de 2016 fundou o escritório Ana Johns Arquitetura, com o objetivo de desenvolver de forma consciente projetos em todas as escalas.

Serviço:

Ana Johns Arquitetura

Rua João Kososki, 357, Ecoville, Curitiba – PR

www.anajohnsarquitetura.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*