Coleção Glória da dsgn selo é premiada pelo Museu da Casa Brasileira

Com linhas e conceitos inspirados em características do mobiliário modernista brasileiro, três peças ganharam o reconhecimento na 34ª edição do prêmio

O diretor criativo da dsgn selo, Alberth Murta Eduardo Macarios / Divulgação

A dsgn selo acaba de receber uma das maiores deferências do design brasileiro. A coleção Glória, lançada em abril de 2021, foi premiada simultaneamente com segundo, terceiro e quarto lugar na categoria iluminação do 34º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Para o diretor criativo da dsgn selo, Alberth Murta, isso vem confirmar a estratégia de posicionamento da marca no cenário nacional. “A premiação tem um status importante para todo setor e é uma espécie de validação, uma certificação de qualidade da nossa produção. Chegamos agora em 2021, com mais robustez e repertório para estar em pé de igualdade com as grandes marcas brasileiras. Receber o prêmio do Museu da Casa Brasileira é uma honra e significa muito para a dsgn selo”, afirma o designer.

No texto divulgado pelo júri técnico do evento foram destacados a flexibilidade, o rigor compositivo e o acabamento que constituíram aspectos importantes do discurso desenvolvido por Murta na criação das variadas composições da Coleção Glória. “Articula a partir de elementos de sintaxe – geometria e materiais – que de modo particular remetem ao Modernismo Brasileiro”, destacou o júri. Outro ponto ressaltado foi o filtro translúcido sintético – desenvolvido pelo Light Lab da dsgn selo – que possibilita o controle do ofuscamento, liberando toda a gama potencial de orientação do facho de luz oferecida pelo sistema.

Segundo Murta, o reconhecimento é resultado do comprometimento da dsgn selo, que vai desde os materiais empregados, passando pela forma de produção até o conceito para a concepção das peças. “Nós buscamos produzir design brasileiro com consistência e coerência. Estamos conectados aos processos e utilizamos o modelo industrial para produzir em escala artesanal. Essa essência está totalmente presente na coleção Glória e acredito que esse tenha sido o ponto de partida para o reconhecimento”, comenta.

A coleção Glória traz linhas e conceitos inspirados em características do mobiliário modernista brasileiro. É uma celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que revolucionou a estética nacional em diversas áreas. O desenho da coleção Glória começou a ser desenvolvido há quase dois anos, com o aprofundamento das pesquisas de Murta sobre o valor estético desse período tão significativo para o design nacional. O nome Glória é uma homenagem a essa época que foi tão intensa e inspiradora.  

Sobre o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira:

Realizado desde 1986, o Prêmio Design MCB reconheceu, na sua 34ª edição, 114 produtos e trabalhos em 1º, 2º e 3º lugares, menções honrosas e selecionados. Este ano, o evento teve um marco histórico com 431 inscrições, o maior número de trabalhos inscritos nos últimos três anos. Além de Mobiliário e Iluminação, também são premiados trabalhos nas categorias Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes.

Gloria Parede 2 da dsgn selo Eduardo Macarios / Divulgação

Sobre a Dsgn Selo:

Produzir em formato industrial, mas em escala artesanal. É assim que a Dsgn Selo – lê-se: Design Selo  desenvolve produtos para iluminação decorativa. Criada em 2017, a marca já reúne mais de 300 peças no portfólio. Cerca de 80% dos produtos é resultado de trabalho colaborativo com outros profissionais. O designer de produto Alberth Murta é o criativo à frente da marca. Em um galpão com atmosfera industrial de Curitiba que funciona também como laboratório de pesquisa de materiais e oficina, são viabilizadas soluções de iluminação exclusivas com design contemporâneo. A liberdade de criação é um dos valores que norteiam a atuação da Dsgn Selo, seja para o desenvolvimento de um novo produto ou na customização de uma luminária existente no portfólio. É a partir de uma sólida rede de fornecedores, composta desde indústrias até artesãos locais, que a marca encontra a flexibilidade necessária para criar e adaptar seus produtos para os mais diversos tipos de espaços.

Enviado por Silvia Dias Da Costa / Vora Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*