Carnaval de Bonecos de SJP vai homenagear riqueza cultura brasileira

Foto – Divulgação

 

O Carnaval de Bonecos 2013 de São José dos Pinhais já tem tema definido: “Meu Brasil Brasileiro”, que concorreu com “Quem canta, encanta” em votação via facebook.

 

“Com este tema, iremos trabalhar a imensidão que é o Brasil com suas características variadas” falou o diretor do Departamento de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Lisandro Vieira.

 

A produção começou no inicio de novembro e a confecção dos bonecos está sendo feitas em partes. Os personagens serão inspirados em cada região do Brasil – o Nordeste, por exemplo, terá bonecos como o Lampião e Maria Bonita.

 

Serão 25 bonecos gigantes confeccionados para o carnaval e quatro deles irão homenagear personagens paranaenses: Paulo Leminski, Helena Kolody, Poty Lazarotto e Zilda Arns. “Nesse ano, Helena Kolody faria 100 anos, é uma homenagem a esse personagem paranaense, dentre outros centenários” explica Vieira.

 

Além dos personagens marcantes de todos os cantos do Brasil, o tradicional Carnaval de Bonecos também contará em 2013 a história do folclore brasileiro, adaptada para a cidade de São José dos Pinhais. “Estamos resgatando um pouco do folclore que sempre fez parte da história, mas hoje, principalmente na região Sul, não vemos com intensidade”, explica Ricardo Bitencourt, coordenador da oficina de bonecos.

 

Segundo Bitencourt, a história do bumba-meu-boi, conhecida no Norte e Nordeste, será adaptada ao universo de São José dos Pinhais e chamada de “Boi do Pinhão”, com a gralha azul no lugar do pinhão, por exemplo. Personagens como Curupira, Iara e Mula-sem-cabeça também farão parte do desfile.

 

A Secretaria Municipal de Cultura contratou uma equipe para ajudar na confecção dos bonecos, além da equipe que trabalhoou durante todo o ano atendendo as demais secretarias municipais. A Usina do Boneco, em função de várias atividades, funciona durante todo o ano, mas na época de carnaval a equipe se reúne com outros órgãos culturais, como professores e alunos da Escola de Linguagens (ELIC) para ajudar na produção, além de voluntários que colabora como é o caso do carnavalesco Patrik Oliveira. “Trabalho na parte de fantasias e adereços, em cima dos bonecos. Montamos as alas como se fosse uma escola de samba” explica o carnavalesco.

 

Lisandro Vieira conta que para quem quiser ser voluntário, é só ir até a Usina do Boneco. “Muitas vezes a pessoa que foi voluntária, acaba sendo contratada no próximo ano”, conta o diretor Lisandro.

 

O desfile do carnaval de bonecos será no dia 2 de Fevereiro de 2013, a partir das 16 horas, com o início do carnaval infantil na Rua Voluntários da Pátria, próximo ao Shopping São José. Para participar do desfile, basta entrar em contato com a Oficina do Boneco, podendo ser grupos ou individual. Lisandro explica que ainda há espaço, e os responsáveis pela oficina irão colocar nas alas disponíveis e ver fantasia. Para participar não tem custo nenhum, nem mesmo de fantasias, que são todas confeccionadas na Oficina do Boneco.

 

Serviço:

 

Contato da Oficina do Boneco : 3283-1772

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*