CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE PROJETO DE DANÇA COM PEÇAS, BATE-PAPOS E PALESTRA
As atividades serão realizadas em abril e maio e estreitam as relações entre obra e público

Foto: Elenize Dezgeniski
Nos meses de abril e maio, a dança toma conta da CAIXA Cultural Curitiba. A partir do dia 11 de abril, o projeto Público Dança apresenta uma mostra com cinco peças de dança contemporânea atreladas a processos de mediação e formação. Apresentações, bate-papos, palestra e seminário compõem a programação que pensa a dança na cidade e o estreitamento das relações entre obra e público.
Os processos de formação e mediação movimentam o espaço existente entre a concepção de cenas e a recepção do público, qualificando a relação do espectador com a obra de dança e o instigando a perceber o trabalho artístico dentro das suas múltiplas dimensões formais e interpretativas. Numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar contemporânea, tais processos se dedicam a pensar o ato do espectador como um ato produtivo e multiplicador, evidenciando a função artística do público no fruir obras de dança.
No dia da abertura (11/04), às 20h, acontece a palestra gratuita Formação e Mediação em Dança com a Prof. Dra. Lilian Freitas Vilela e Renata Fernandes (UNESP). O eventoapresenta o campo da mediação cultural na dança em processos pedagógicos e artísticos de aproximação do público com obras artísticas. Além disso, compartilha exemplos de ações no campo mediativo e convida as pessoas a produzirem diálogos e novas perguntas sobre as práticas de fruição da dança como princípio de democratização cultural.
Para a mostra foram convidados trabalhos que apresentam diferentes modos de fazer dança contemporânea. Entre os dias 15 e 20 de abril, o palco se abre para 5 Danças, da Rumo de Cultura e Entre Caboclos e Baianas, de Kunta Leonardo da Cruz. De 6 a 11 de maio são apresentados Picareta, de Vitória Gabarda e Desmundo, da desCompanhia de dança. E entre os dias 30 de maio e 1º de junho acontece o espetáculo Rotação, de Lívea Castro e Giovanni Venturini, com direção de Fernando de Proença. As apresentações têm preços populares, com ingressos a R$ 10 e R$ 20.
Todas as ações são acompanhadas por um grupo de mediação formado pelo projeto e pelas mediadoras Juliana Alves e Viviane Mortean, que realizam bate-papos e encontros com o público antes e depois de cada apresentação. Público Dança também recebe estudantes de escolas públicas da cidade e oferece ações com tradução em Libras.
45 anos da CAIXA Cultural
Os espaços da CAIXA Cultural se abrem para os diferentes modos de produzir, sentir, exibir e criar a partir das práticas artísticas em celebração às culturas brasileiras. Com sedes em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, a CAIXA Cultural articula uma rede de conexões e possibilidades para promover a arte pensada e produzida por e para o povo brasileiro.
A CAIXA Cultural celebra 45 anos de atuação em 2025, como um espaço de fomento à cultura, promovendo a diversidade artística e o acesso à arte em todo o Brasil. A primeira CAIXA Cultural foi criada em Brasília, em 1980. Uma iniciativa pioneira na valorização e no apoio à cultura de forma inclusiva, diversa, democrática e sustentável.
A CAIXA Cultural atua também na divulgação e preservação de um grande acervo artístico e na realização do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, promovendo o estímulo à reflexão e criatividade.
SERVIÇO:
[Dança e Vivências] Público Dança
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Abertura: 11 de abril de 2025
Datas e Horários: Conforme programação
Duração: 50 minutos
Vendas: a partir do dia 5 de abril às 10h na bilheteria física e às 15h no site www.sympla.com.br
Bilheteria: de terça a sábado das 10h às 20h, domingo das 10h às 19h
Classificação indicativa: 14 anos para todas as atividades
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
(41) 4501-8722
Assessoria de Imprensa da CAIXA
Deixe um comentário