Araquém Alcântara, na mostra “Águas de Araquém”, enaltece o bem mais valioso da Terra

Cachoeira da Fumacinha. Chapada Diamantina. Bahia. 2010 / Foto de Araquém Alcântara

A exposição solo “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara, abre no dia 11 de junho de 2022 (sábado) no Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato, em Ilha Solteira, interior de São Paulo. A mostra faz parte do “Projeto Trilhar – A Arte que transforma” composta por três eventos durante o ano de 2022. A mostra tem visitação aberta ao público até 14 de agosto de 2022.

Com curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior, a mostra revela um conjunto de fotografias que têm em comum a presença da água, exibida em situações tão distintas que surpreendem os mais desavisados. A caiçara, o pantaneiro, o caipira, os povos indígenas, o gaúcho, entre tanta diversidade social e cultural, estabelecem uma conexão afetuosa, ou melhor, quase religiosa com o meio ambiente.

O projeto tem patrocínio da CTG Brasil, Produção Executiva da Weimar Empreendimentos Artísticos Ltda e sua Diretora Executiva Leila Cristhiane Miranda Gazzaneo, realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura e foi contemplado pelo Pronac 203548.

“Araquém Alcântara viabiliza através da fotografia sua individualidade e sua espiritualidade. Apresenta uma experiência evocativa e, ao mesmo tempo, aventuras memoráveis. Uma arte singular e visionária que desperta nossa indignação diante daqueles que evitam trazer a questão da preservação ambiental como uma política pública de estado. Essa exposição deve ser entendida como um alerta, um grito indignado, pois diante de tanta beleza, devemos criar possibilidades para melhor habitar e conviver nesse mundo em constante devir”, diz o curador da mostra Rubens Fernandes Junior.

Sobre o fotógrafo
Araquém Alcântara, 70 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira.

Em sua vasta produção constam 57 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 3 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, além de inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Autor de Terra Brasil – o livro de fotografia mais vendido no país, com uma tiragem total de mais de 100 mil exemplares –, é o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society.

Possui fotografias em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu Internacional do Café [Kobe, Japão], Centro Cultural Georges Pompidou [Paris, França], Museu Britânico [Londres, Inglaterra], Museu de Arte de São Paulo [Masp] e Museu de Arte Moderna [mam] de São Paulo.

Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é reconhecido como um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país. https://araquemalcantara.com/en/sobre-en/

Sobre o projeto
O “Projeto Trilhar – A Arte que transforma” é composto por quatro exposições, palestras e oficinas culturais durante o ano de 2022. A primeira é a exposição “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara, com curadoria de Rubens Fernandes Junior. A segunda é a mostra de Danilo Blanco e a terceira é uma coletiva de ceramistas com curadoria de Fernando Zelman.

SERVIÇO RÁPIDO
Projeto Trilhar – A Arte que transforma”
Exposição “Águas de Araquém” do fotógrafo Araquém Alcântara
curadoria: Rubens Fernandes Junior  
abertura: 11/06/2022 (sábado), a partir das 8h
visitação: 11/06-14/08/2022
segunda à sexta-feira, 8h às 17h

local: Museu e Sala de Convenções Professora Nara Lúcia Nonato
praça dos Paiaguás, 135
Ilha Solteira – São Paulo – SP – 15385-000
tel: (18) 3743-6022 / (11) 98442 -9811
site:www.weimarcultural.com.br
valor: gratuito

Enviado por Erico Marmiroli / Marmiroli Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*