Aprendizagem baseada em problemas une o aprender e o fazer

Metodologia incentiva alunos a apresentar soluções para problemas reais

   

Crédito: Divulgação

Um método de ensino inovador, que aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho de investigação, está ganhando espaço em escolas ao redor do mundo. O Problem Based Learning (PBL), que significa “aprendizagem baseada em problemas”, busca responder a uma questão complexa, problema ou desafio. A metodologia torna o aprender e o fazer inseparáveis, pois está relacionada diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento.

A aprendizagem baseada em problemas propõe uma nova forma de aprender. Nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula e anota possíveis dúvidas ou dificuldades. No momento da aula, acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos. A presença de cada um é essencial, pois incentiva o trabalho dos outros do grupo e favorece a comunicação. Desta forma, o estudante tem a oportunidade de ser protagonista no processo de aprendizagem e não de apenas exercer o papel de um receptor passivo das informações transmitidas pelos professores.

Problem Hub

No Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba, o PBL é uma das metodologias utilizadas no Problem Hub, um componente curricular destinado ao Ensino Médio que promove experiências de aprendizagem voltadas às quatro áreas do conhecimento. “Os estudantes são desafiados a apresentar soluções para problemas reais, desenvolver projetos aplicando o conhecimento, exercitar a criatividade e inovação, sempre com base em valores que respeitem toda a forma de vida”, explica o coordenador pedagógico Thiago Luiz Cachatori.

O PBL envolve, ainda, competências e temáticas de diferentes disciplinas e trabalha, ainda, habilidades do século 21 como autonomia, curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.

Confira outras vantagens da aprendizagem baseada em problemas:

– Aumento do senso de responsabilidade. Os estudantes precisam ter vontade e disciplina para estudar e aprender.

– Estímulo à leitura e argumento crítico. Com o PBL, os alunos são incentivados a empregar o raciocínio lógico nas discussões.

– Incentivo para investigar problemas. Os estudantes são estimulados a refletir e apresentar soluções práticas para solucionar questões.

– Estímulo ao trabalho em equipe. Desenvolve a habilidade de estar em conjunto resolvendo questões por meio de grupos de discussão.

– Permite a interdisciplinaridade. Há interlocução entre as disciplinas e especialidades distintas e a troca de informações entre elas.

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br

 

 

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