ABERTURA DAS COMEMORAÇÃO NO MUSEU ATÍLIO ROCCO

Comemoração dos 35 anos do Museu Municipal de SJP tem início com poesia

A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que iniciaram nesta quarta-feira (19) as atividades comemorativas dos 35 anos do Museu Municipal Atílio Rocco, que acontecem até 22 de setembro. Os eventos envolvem exposições e palestras, relembrando a história do município e do museu.

Nesta quarta, a programação foi aberta em evento com a participação de autoridades locais, artistas, funcionários do museu e ex-diretores da instituição.

O poeta francês Jean Foucault, acompanhado de sua esposa são-joseense, Christine Foucault, recitou um poema escrito pelo casal especialmente para o aniversário do Museu Atílio Rocco “O Poeta é a memória do futuro: Viu, São José dos Pinhais?”. A parceria do museu com o casal começou a partir de uma pesquisa de Christine, e Jean elaborou o poema influenciado pelo prédio, fachada, objetos e obras do local. O casal vive na cidade de Amiens, no norte da França. “Há uma semelhança cultural entre a nossa cidade e São José dos Pinhais”, comentou Jean.

O poema elaborado pelo casal homenageia o museu e as características da cidade de São José dos Pinhais, passando por Drummond de Andrade e também São José, o santo padroeiro da cidade. “Gostaria que todas as pessoas que visitam os museus, além do discurso oficial dos organizadores que explicam o porquê da sua lógica, possam seguir sua ligação com seus mundos interiores”, afirmou o poeta em seu texto.

Para a diretora do Atílio Rocco, Zelinda Fialla, o que torna o museu especial não é apenas a estrutura, mas também o seu patrimônio humano. “As pessoas que trabalham aqui, seu esforço, carinho e dedicação é que são importantes”, afirma. Citando o fundador do museu, Ernani Zétola, completa: “povo que não tem memória, não tem história. Devemos estar sempre atentos à nossa identidade, para conhecer e resguardar tudo isso e assim sermos cidadãos na totalidade”.

O secretário municipal de Cultura, Christian Bundt, comemorou a criação de uma associação de amigos do museu, por parte da direção da entidade. “Este será um organismo de apoio para podermos criar uma loja, comercializar produtos e ter uma rentabilidade própria, o que está alinhado à cultura do município como um todo”, afirma.

Paralelamente aos eventos comemorativos, o Museu Atílio Rocco recebe reparos na pintura externa e terá sua restauração finalizada até o fim do ano.

Confira abaixo a programação dos 35 anos do Museu Atílio Rocco:

http://www.sjp.pr.gov.br/agenda/35%C2%BA-aniversario-do-museu-municipal-atilio-rocco-19-2209