A ARTE COMO FORMA DE EXPRESSÃO ANTIRRACISTA

“A cor da pele não pode determinar o destino de uma pessoa.” Katia Velo

FOLHA DA MULHER SJP – ED 103 – NOV 2020
Coluna Katia Velo

Vivemos tempos de profundas e necessárias mudanças e a Arte é um campo fértil para iniciá-las. É por meio da Arte que podemos demonstrar o que sentimos e há vários caminhos, seja por meio da escrita, da música, da dança, da fotografia, escultura, da moda, enfim, transformar o invisível em visível. O preconceito racial é algo que temos que abordar e precisamos combater. Portanto, para que isto se efetive, devemos valorizar a produção de artistas negros, agregando e incentivado sua produção, incentivando a inserção social e cultural, principalmente de mulheres negras. “Como artista, tenho observado com um certo ânimo as ações em museus e instituições culturais, revendo seus acervos e constatando a ausência de artistas negras e voltando sua atenção para essa produção de qualidade que sempre existiu. É um momento importante aonde será presente daqui para frente nos sentirmos representadas” Claudia Lara, artista plástica participante da exposição ODS & Arte – Artistas Paranaenses em Prol da Agenda 2030/ONU.

CAMPANHA TODAS NÓS

Todas Nós é uma campanha antirracista da Psicobela – Clínica de Psicologia e Desenvolvimento Humano que há mais de duas décadas orienta seus pacientes para que possam obter saúde emocional e qualidade de vida. A idealizadora da campanha Todas Nós é Maria Marta Ferreira, fundadora da Psicobela, psicóloga clínica, especialista em neurociências e comportamento, escritora, palestrante, comentarista de rádio, mulher, mãe, amiga, feminista, pessoa que acredita no fazer, na força da conexão entre pessoas que acreditam em pessoas. “A campanha Todas Nós nasceu do desejo de ir além da indignação com o racismo que ainda impera em nossa sociedade. A Psicobela em seu conjunto de valores, contempla ações de relevância social”, destaca Maria Marta.  Ser antirracista primeiramente requer uma atitude de autoconhecimento, é preciso compreender que não basta ter um amigo negro, ou achar um cabelo black bonito, vai muito além disto. Eu participo da Campanha Todas Nós e convido você a participar também! Siga nas redes sociais: Instagram @todanos.somos . Não ser racista não é suficiente é preciso ser antirracista. Comece agora:

  • Pratique a autorreflexão;
  • Adote atitudes antirracistas;
  • Observe e mude quando for preciso o seu vocabulário;
  • Compartilhe postagens e contribua com informações relevantes;
  • Adquira a camiseta exclusiva da Todas Nós.

SOBRE A CAMISETA DA CAMPANHA TODAS NÓS

Compreendendo a necessidade de uma ação efetiva, a Todas Nós confeccionou uma camiseta feita especialmente para a campanha. A logo da Psicobela é uma borboleta que traz a simbologia da feminilidade, transformação, leveza, “Para a campanha Todas Nós a logo coloriu suas asas de preto e branco inspirado no símbolo de Ying e Yang que representa o equilíbrio” declara Ana Maria Camargo, designer responsável pelas logos. A camiseta vem em uma embalagem exclusiva ideal para presentear.

Todo o valor da venda da camiseta será revertido para o projeto pré-vestibular Ubuntu  (@cursinho_ubuntu) que tem como missão ajudar negros e negras e também pessoas da periferia a ingressarem na Universidade. O melhor caminho para eliminar o preconceito e diminuir as diferenças sociais é por meio da educação.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.” Nelson Mandela.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*