LORNETA: exposição em Curitiba enaltece a consagração de talentos paranaenses

Regina Bruni ilumina coleção assinada por Chaouiche na série internacional Making the Cut Crédito foto Marcelo Elias

Mostra propõe novo olhar sobre a produção já reconhecida em bienais, publicações e passarelas, reunindo expressões de arte, arquitetura, design e moda.

Obra de Claudio Alvarez para Lorneta
Crédito foto Marcelo Elias

Na contramão da busca constante por validação externa, a exposição LORNETA, em cartaz na Casa L’Espace, convida o público a olhar de perto o que há muito já é reconhecido lá fora. A mostra coletiva reúne artistas, designers, arquitetos e estilista com trajetórias consolidadas no Brasil e no exterior, mas cujas raízes estão fincadas no Paraná.

Marcel Fernandes para Lorneta
Crédito foto Marcelo Elias

Inspirada na metáfora da luneta (ou lornetka, em polonês), que aproxima aquilo que por vezes se observa apenas à distância, a curadoria de Adriano Tadeu Barbosa propõe um deslocamento de perspectiva: valorizar o que é daqui com o mesmo entusiasmo com que se celebra o que vem de fora. “LORNETA é uma provocação e questiona por que tantas vezes precisamos que o mundo aponte o que temos de valioso ao nosso lado”, expressa o curador.

Cartas de amor traduzidas por Verônica Filipak arte têxtil
Crédito foto Marcelo Elias

A seleção de artistas reflete a diversidade e a potência da produção paranaense em diferentes suportes e linguagens. Em colaboração inédita, o estilista Rafael Chaouiche e a lighting designer Regina Bruni apresentam os looks revelados na série internacional “Making the Cut”, explorando moda e luz como narrativas visuais complementares. A artista têxtil Verônica Filipak exibe três obras inéditas, aprofundando sua pesquisa sobre cor, tempo e materialidade. O arquiteto Marcos Bertoldi tem sua trajetória destacada por meio da publicação Monolito, que sintetiza a força conceitual de sua obra. Completam a mostra: os desenhos de Manoel Felipe Doria, as esculturas ópticas de Cláudio Alvarez, as criações em cerâmica de Marcel Fernandes, as esculturas florais de Manu Daher e os mobiliários autorais de Marina Moreira.

Marina Moreira e Doria Manoel para Lorneta
Crédito foto Marcelo Elias

Com expografia assinada por Karolinna Venturi, LORNETA se apresenta como um manifesto visual sobre pertencimento, prestígio e reconfiguração dos circuitos de reconhecimento. Ao transformar a Casa L’Espace em palco para esse encontro plural, a exposição nos convida a revisar distâncias físicas, simbólicas e culturais para mirar com precisão o que sempre esteve por perto.

Manu Daher para Lorneta
Crédito foto Marcelo Elias

Serviço:

Exposição LORNETA

Local: Casa L’Espace

Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2222 – Bigorrilho, Curitiba, Paraná

Exposição aberta ao público nos dias 30/07 e 01/08 de 2025.

Siga: @lespaceinc; @adrianotadeubarbosa; @marcosbertoldiarquitetos; @studiomarcelfernandes; @veronica_filipak; @reginabruniprofessionallight; @chaouiche; @karolinnaventuri; @claudioalvarezarte; @doria.manoel; @manudaher.flores; @marinakurtenmoreira

Thabata Martin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*