Morango do Amor vira febre e movimenta confeitarias de Curitiba: veja onde provar e como fazer em casa

Créditos : Lorena Lenara Batista | Gabriel Bacelar 

Doce da vez nas redes sociais, o morango do amor ganhou versões sofisticadas em confeitarias de Curitiba — e até releituras à francesa. A jornalista e curadora gastronômica Ledinara Batista, criadora do perfil Curitidoce, reuniu os cinco endereços mais imperdíveis da cidade para provar a sobremesa da moda e ainda compartilhou uma receita exclusiva para quem quiser se aventurar em casa.

O fenômeno começou com vídeos no TikTok e Instagram ensinando a preparar morangos envoltos em brigadeiro branco com cobertura de caramelo crocante. A popularidade foi tanta que, mesmo em plena safra da fruta (entre julho e agosto), o preço do morango disparou.


Está sendo interessante ver um doce viralizar a ponto de interferir diretamente no mercado da fruta. A última vez que algo assim aconteceu na confeitaria foi com o lançamento do filme da Barbie, que fez as confeitarias apostarem forte nos doces cor-de-rosa”, comenta Ledinara. “E mais interessante ainda é ver como confeitarias de altíssimo nível têm criado versões autorais desse sucesso.”

Apesar da origem incerta — já que confeiteiros de diferentes regiões do Brasil reivindicam a criação — doces parecidos são encontrados há séculos em países como China e Coreia do Sul, onde frutas carameladas são vendidas em espetos nas ruas. No Brasil, a versão atual mistura a tradição do brigadeiro com uma apresentação irresistível.

Confira a seleção do Curitidoce com cinco lugares em Curitiba para provar o Morango do Amor e, ao final, aprenda a fazer a receita com o passo a passo do chef Johnlee Francis Justino Steinsack, da confeitaria Délices de Sucre:

1. Délices de Sucre

Onde: Loja Batel – R. Emiliano Perneta, 952 | Loja Juvevê – R. Simão Bolivar, 628 | Também disponível no Ifood
A receita do chef Johnlee, que também assina a versão caseira a seguir, traz morangos fresquinhos envoltos por brigadeiro branco cremoso e uma casquinha crocante de caramelo colorido.

2. Banoffi

Onde: Rua Itupava, 1094 – Alto da XV
Por tempo limitado, a Banoffi oferece sua versão do morango do amor com o cuidado artesanal que é marca registrada da casa. Disponível à pronta entrega ou por encomendas no WhatsApp (41 98864-2838).

3. Roberta Schwanke

Onde: Rua Otelo Queirolo, 223 – Bigorrilho | Também disponível no Ifood
A premiada confeiteira curitibana serve o doce todos os dias em sua loja. É a escolha certeira para quem quer uma explosão de sabor com equilíbrio entre cremosidade e crocância.

4. Thais Pelanda Confeitaria

Onde: Av. Getúlio Vargas, 937 – Água Verde
A versão da Thais é feita com morangos de Madirituba e pode ser retirada na loja, mas o ideal é reservar com antecedência pelo WhatsApp (41 99582-7538). Também disponível no Ifood.

5. Noni Padaria & Confeitaria

Onde: Rua Mateus Leme, 2690, loja 02 – Ahú
Para quem prefere uma versão mais leve e elegante do doce, o Noni oferece um Entremet de Morango, inspirado na pâtisserie francesa: uma sobremesa fina feita com compota e ganache montada de morango, delicadamente estruturada. Ideal para paladares que preferem menos açúcar.

Receita de Morango do Amor 

Por Johnlee Francis Justino Steinsack, chef da Délices de Sucre, eleita Melhor Doceria de Curitiba por dois anos consecutivos

Ingredientes – Brigadeiro branco

·         1 caixa de leite condensado (395g)

·         1 caixa de creme de leite (200g)

Misture os dois ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar antes de usar.

Ingredientes – Caramelo crocante

·         500g de açúcar

·         220ml de água

·         Corante em gel vermelho (opcional)

Misture os ingredientes e leve ao fogo alto sem mexer. Quando atingir entre 147 e 157 °C, desligue o fogo e aguarde as bolhas cessarem.

Montagem:
Espete os morangos com um palito, envolva-os no brigadeiro branco frio, e mergulhe no caramelo. Posicione sobre um tapete de silicone até esfriar completamente. Conservar em geladeira seca.

“Curitidoce é uma curadoria afetiva, que respeita os diferentes estilos de cada confeitaria. Quando um doce se populariza, é bonito ver as variações que surgem — e meu papel é ajudar o público a encontrar aquelas que melhor traduzem qualidade e propósito”, pontua Ledinara.

Para acompanhar mais descobertas doces, acesse @curitidoce no Instagram.

Doce Imprensa

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*