GIOVANA CORREA PARTICIPA DA 14a. BIENAL DE CURITIBA

Na Mostra Coletiva "Transpassar" na sede da APAP/PR juntamente com 17 artistas associados

Giovana Correia
Crédito: Divulgação

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, em parceria com a Bienal de Curitiba, abre a exposição “Transpassar”.  A exposição apresenta obras de 18 artistas com diferentes estilos artísticos em um movimento que propõe um amplo diálogo sobre a temática da Bienal – “Fronteiras em Aberto”. A abertura acontece, dia 27 de outubro de 2019 das 11h às 13h, na sede da entidade, nas salas Poty Lazzarotto e Osmar Chromiec. A exposição permanecerá aberta para visitação até 1° de março de 2020.

 

ARTISTAS PARTICIPANTES
Assis Portes, Elisiane Correa Wenger, Fernando Rosa, Giovana Correia (foto), Giovana Hultmann, Jabim Nunes, Katia Velo, Ligia Barros, Marinice Costa, Meg Gerhardt, Noeli Tarachuka, Osmar Carboni, Regina Hornung, Rettamozo, Rosa de Marchi, Sandra Hiromoto, Sandra Köche, Teca Sandrini.

CURADORIA: Sabine Feres

 

SOBRE A BIENAL
A 14ª Bienal de Curitiba acontece de 21 de setembro de 2019 até 1° de março de 2020. Nesta edição, conta com o tema “Fronteiras em Aberto”, assinado pelos curadores Adolfo Montejo Navas e Tereza de Arruda. A programação geral terá a participação de artistas dos cinco continentes, com destaque para artistas da Rússia, Índia, China e África do Sul – países membros do bloco Brics. Esta edição ocupará todos os museus e centros culturais de Curitiba e também terá sedes em outras cinco cidades do Paraná, além de Florianópolis (Santa Catarina) e Brasília (Distrito Federal).

 

SOBRE A APAP/PR
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há 35 anos vem se destacando como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba” entre outros projetos. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO “TRANSPASSAR” 

A exposição “Transpassar” na APAP/PR, representada por 18 artistas, busca a representatividade única, apesar das características e linguagem de cada um. Fazendo uma analogia com a nossa sociedade, as diferentes regiões, estados, nações, unidas formam um só povo. O termo transpassar usado como título da exposição demonstra que o diferente não deve nos afastar, a união acrescenta, eleva, expande, ultrapassa, transpassa, transborda fronteiras, credos, medos, preconceitos. A Arte tem o poder de unir, mudar e transmutar. A Arte é a forma de transformarmos os sentimentos e emoções em algo visível e representativo.

 

SOBRE A ARTISTA

GIOVANA CORREIA – Formada em Artes Plásticas e Especialista em Metodologia do Ensino da Arte. Artista Visual premiada no Brasil e na França. Fez diversas exposições coletivas e individuais dentro e fora do Brasil. Participou de diversos Salões de Artes entre eles no Salon de La Société Nationale des Beaux-Arts, na Salle Le Nôtre , sala oficial do Carrousel du Louvre, como tbem nas 8 e 15 Mairies de Paris, Prefeituras de Paris, e no Salon D’Arts Du Printemps Aulnay/França. Expôs também na Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Coréia do Sul, China, Espanha, Bélgica e Italia. Hoje a artista é membro da Academie des Arts Sciences et Lettres de Paris da qual recebeu o prêmio de Medalha de Prata em DEZ/2018. No Brasil expôs em importantes museus e galerias, participou de intervenções e projetos beneficentes. Giovana Correia une sua sensibilidade à novas tendências. OBRA – “NOSSA MEMÓRIA” –

SOBRE A OBRA

ACRÍLICA SOBRE TELA ANO 2019 – DIMENSÕES: 0,80MX0,80M ARAUCÁRIA Angustifólia, popularmente chamada de Pinheiro do Paraná, a obra de Giovana Correia chama a atenção desta espécie da nossa flora brasileira que está ameaçada de extinção e se tornou preocupação internacional ao entrar para as listas da IUCN União Internacional para Conservação da Natureza e do IBAMA. Esta ameaça se vale por causa principalmente da exploração desenfreada de sua madeira e pelas mudanças climáticas. Uma Araucária vive em média 400 anos podendo chegar a 700. Árvore símbolo do sul do Brasil e por isso faz parte das nossas paisagens, do ambiente em que vivemos, e da nossa memória.

 

Serviço
Exposição “Transpassar”
Data: 27 de outubro de 2019 a 1° de março de 2020.
Sede da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná
Sala Osmar Chromiec e Poty Lazzarotto
Horário de visitação: 14h às 17h (2° a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)
Local: Av. Jaime Reis, 107, Salas 07 e 11, São Francisco – Curitiba
Tel.: (41) 3232-0408. Ingresso: Gratuito
www.apap.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*