O FANTASMA DA ÓPERA

Da Broadway para São Paulo

Folha da Mulher SJP – Coluna KV – Edição 92, outubro 2019

COMO TUDO COMEÇOU

Um dos mais famosos musicais do mundo, O Fantasma da Ópera é inspirado no livro do francês de Gaston Leroux (1909). A história é sobre um homem de talento descomunal, mas cujo rosto desfigurado o transforma em uma pessoa sombria que vive escondido nas catacumbas de uma ópera de Paris. O Fantasma é loucamente apaixonado por Christine Daaé. Este homem desfigurado quer ter o teatro unicamente para si e dentro dele aprisionar Christine, transformando-a em sua musa, sua estrela.

SUCESSO DE CRÍTICA E DE PÚBLICO

O Fantasma da Ópera está em cartaz há mais de 30 anos sempre com teatro lotado. O musical tem sido reproduzido e exibido em várias cidades do mundo. As adaptações ao cinema popularizaram ainda mais o Fantasma. Christine, uma jovem órfã, recebe aulas de canto à noite em seus sonhos. Ela acha que é um anjo, pois seu pai antes de morrer disse a ela que enviaria um para tomar conta dela. Raoul, o novo proprietário da ópera reencontra sua paixão de infância, Christine. Por ciúmes, o Fantasma sequestra Christine e a leva para caminhos escuros e tenebrosos debaixo da ópera. Eles atravessam um lago subterrâneo de barco enquanto cantam “O Fantasma da Ópera”. Um momento belíssimo cheio de efeitos especiais. Um triângulo amoroso se forma.

ENTRE GRANDES AMORES

Embora a personagem seja má e preserva, o Fantasma, tem um histórico que nos faz compreender seus atos. Nunca fora amado, nem mesmo por sua mãe. Viveu escondido e até mesmo os assassinatos têm uma explicação metafórica. O operador de cordas e o ator, como se matasse o manipulador e a vaidade. Nossos sentimentos por esta figura emblemática misturam-se à compaixão, fascínio pelo mistério, e sua paixão pela música e por Christine. A cantora também em muitos momentos se sente dividida por suas paixões. A música tem um grande poder é uma linguagem universal e nos leva ao êxtase neste musical. Há um determinado momento em que o Fantasma insistentemente pede para que Christine canta para ele, “[Fantasma]
“Canta meu anjo, Cante para mim e ela o faz cada vez mais e mais alto. É um momento tão sensual e comovente, o clímax deste musical. Outro momento extremamente emocionante é quando Christine beija e o Fantasma. Ele confessa nunca ter sido beijado, nem mesmo por sua mãe. Ambos choram e se abraçam. Mas, em um determinado momento, Christine arranca a sua máscara e ele a expulsa.  No final, ele compreende que não poderá ter seu amor e a liberta.

A MONTAGEM DO MUSICAL “O FANTASMA DA ÓPERA” EM SP

É inacreditável a quantidade de profissionais que são necessários para a montagem de um espetáculo tão grandioso como O Fantasma da Ópera. Músicos, atores, dançarinos, coreógrafos, costureiros, a lista é muito extensa. Fico surpresa e grata em ver que no Brasil as produções de musicais como O Fantasma da Ópera  e Os Miseráveis não perdem em atuação, muito menos a qualidade musical, fora alguns detalhes como o lustre em O Fantasma da Ópera diria que é até melhor, pois o Teatro Renault é mais aconchegante e temos maior facilidade para adquirir os ingressos, além de compreender totalmente, pois não há o distanciamento da língua. O livro de Gaston Leroux possui ótimas adaptações para o cinema sendo relativamente fiel ao original. Portanto, emocione-se no teatro, no cinema ou na tevê com este espetáculo fascinante. E ao terminar não fique surpreso se cantarolar [Christine e Fantasma] Tua/Minha alma e minha/tua voz, irão se unir
O Fantasma da Ópera está, dentro de mim/ti.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*