Estudantes fazem pesquisa sobre a poluição no rio Belém

Iniciativa dos alunos do Colégio Marista Paranaense visa conscientizar por meio do projeto ‘‘Belém Vive’’; propostas serão apresentadas no fim do ano na Mostra de Conhecimento

Foto: Arquivo Público Municipal de Curitiba/ReproduçãoNesta quarta-feira, 14 de agosto, é comemorado o Dia do Combate à Poluição. A data reforça a importância dos cuidados com o meio ambiente, assunto que tem sido cada vez mais debatido. Dados do relatório ‘Global Plastic Report’, da Organização Não-Governamental WWF International, mostram que o País é o quarto no ranking que mais gera resíduos de plástico, produzindo, por ano, mais de 11 milhões de toneladas do material, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

Ainda de acordo com o relatório da ONG, o Brasil recicla apenas 1,28% de toda a quantidade de plástico produzida, ficando muito abaixo da média mundial de 9%.

Utilizando as disciplinas de Geografia, Ciências e Português, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba (PR), criaram o Projeto Interdisciplinar Social ‘Belém Vive’. O objetivo é sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre os problemas ambientais urbanos e estimular o debate e o senso crítico ambiental.

O projeto tem a duração de um ano e já teve a sua primeira etapa concluída. No primeiro trimestre de 2019, os alunos realizaram um estudo no Parque Municipal Nascentes do Belém, no Parque São Lourenço e no Passeio Público, pontos turísticos da cidade, e constataram a poluição do rio Belém. ‘‘Os estudantes puderam conhecer de perto a realidade da poluição do rio’’, diz a orientadora pedagógica do Colégio Marista Paranaense, Mabel Aparecida Cymbaluk. ‘‘Com esse projeto, esperamos que, não só os alunos tenham consciência dos problemas ambientais da cidade, como suas famílias e a sociedade como um todo’’, afirma.

Os resultados das pesquisas que serão feitas pelos alunos do 7º ano sobre as propostas de soluções para os problemas do rio Belém vão ser divulgados no final do segundo trimestre de 2019.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*