COMEÇAR DE NOVO

“Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado”. Clarice Lispector

Katia Velo durante o lançamento da exposição ODS&Arte no Museu Oscar Niemeyer
Crédito: Zelinda Fialla

É sempre um ritual, no começo do ano a gente faz uma lista de afazeres e depois de alguns dias, já esquecemos das promessas. A frustação é grande. Por isto, neste ano, quero pensar de uma maneira mais simples, dar pequenos passos. Embora haja o ditado de que “pensar pequeno dá o mesmo trabalho de pensar grande”, entre pensar e agir tem uma distância quilométrica. Portanto, começar as mudanças de dentro para fora, em doses homeopáticas, pode funcionar melhor do que fazer uma lista faraônica.

Respirar com calma

“Por isso é que os poemas têm ritmo – para que possas profundamente respirar. Quem faz poema salva um afogado.” Mario Quintana

Respirar é a primeira coisa que fazemos ao nascer e será a última antes de morrermos.  Pensar na morte é uma maneira de valorizarmos a nossa vida e de quem amamos, se hoje fosse meu último dia, ou se fosse de quem eu amo! Um turbilhão de sentimentos e emoções aconteceriam.  Pode parecer dramático, mas não é. É natural! A morte faz parte da vida, mas em nossa sociedade parece um tabu. Vamos respirar com calma. Respirar pelas narinas. Respirar sentindo o ar entrando e saindo. Respirar ajuda na concentração, a conectarmos com nosso interior, a compreender melhor a nós mesmos, a viver melhor.  A vida é um sopro.

Sorrir sempre

“É mais fácil obter o que deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” Willian Shakespeare

Não há melhor cosmético do que a felicidade! Sorrir ilumina o rosto, deixa tudo mais leve e simples. Eu sorrio bastante, tenho até ruginhas de tanto sorrir. Mas, quando estou fazendo coisas corriqueiras, como por exemplo, dirigir, fico séria e com um vinco na testa que aliás, já está marcado.  Sorrir é acariciar a alma. Sorrir libera endorfina em nosso corpo. É um verdadeiro elixir da juventude. Vamos sorrir mais! Menos drama, mais comédia!

Espinha ereta

“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”. Martin Luther King

Durante muito tempo fomos quadrúpedes, portanto, andar sobre as duas pernas, ser bípede, não é mesmo fácil. Andar de forma correta parece mesmo só para as Top Models. A coluna sustenta o corpo. Há um alto incide de pessoas com problemas na coluna. Estresse, tensão, má postura, nos levam a sentir dores constantes. Mas, elevar o nosso olhar para o céu e ver as nuvens, o sol, ou a lua e as estrelas, pode ajudar muito a manter a postura.  Como diria meu amigo Buzzlightyear (Toy Story) “Ao infinito e além!”.

Mente quieta

“A mente é um fogo a ser aceso, não um vaso a preencher”. Plutarco

Estar presente é um presente que damos a nós mesmos. Sempre estamos fazendo algo pensando no próximo passo. Isto não é positivo nem produtivo. Ficamos como cachorro correndo atrás do rabo. Relembramos muito sobre o que aconteceu no passado e nos preocupamos muito com o futuro. Perdemos um tempo enorme e absorvemos um absurdo de informações sem conteúdo, sem produtividade, sem propósito. Se você está lendo esta matéria, eu te digo, você já está no caminho certo, pois uma grande parte de pessoas, não chegarão até aqui, simplesmente porque não conseguem se concentrar.  Viva o presente de forma intensa e total. Viva a vida!

Coração Tranquilo

“Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo”. Pitágoras

Gostaria de deixar este espaço aqui para você “escrever” o seu texto. Busque ficar com a mente quieta, andar de forma ereta, com um sorriso largo no rosto. E faça a sua lista (ou não) deste novo ano com aquilo que você acredita, deseja e sente. Eu acredito que podemos mudar o mundo, cada um de nós tem que contribuir. Na foto, eu seguro a imagem da minha obra da ODS (Organização de Desenvolvimento Sustentável) projeto da ONU, no 5 – Igualdade de Gênero. Neste dia e naquele momento, senti que de alguma forma, poderia contribuir para mudar algo neste mundo, pois eu já havia mudado. Como diria o Obama “YOU CAN!”

Desejo a vocês, um Novo Ano Iluminado! Beijos, Katia Velo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*