Literatura onde a comunidade está

Por meio de bate papos, grafite, cortejos, música e expressões artísticas, Mostra Literatura Paraná apresentará o universo literário paranaense para mais mil jovens de comunidades carentes de Curitiba

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=174121&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=gGQgdmKguqbvvgGQidMnAt&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=gGQgdmKguqbvvgGQidMnAt-1.2
?

 

Jovens de comunidades mais carentes de Curitiba podem até já ter ouvido falar de Paulo Leminski na escola. Mas, talvez nunca tenham sido apresentados à Luci Collin, Miguel Sanches Neto e Luís Henrique Pellanda  por meio de um grafite, de um cortejo, manifestações artísticas ou um então bate papo ao vivo com os próprios escritores. É dessa forma que a Mostra Literatura Paraná vai levar, em quatro semanas, literatura para mais de mil jovens e crianças do Uberaba, CIC – Cidade Industrial de Curitiba, Pilarzinho e Butiatuvinha. O evento faz parte do Circuito Cultural Ademilar, uma iniciativa que está viabilizando uma série de projetos culturais em Curitiba, via incentivo do Mecenato Municipal.

 

O objetivo da Mostra é “conversar” e apresentar o universo da literatura paranaense na linguagem e interesses desses adolescentes. “São pessoas que tem um contato precário com a literatura pelo sistema de ensino convencional que muitas vezes não é envolvente. A  Mostra vai além, realiza um papel social e coloca este público em contato com textos, poesias, autores e escritores, capacitando-os também a interpretar estas obras”, explica Kenni Rogers, idealizador e produtor responsável da Mostra. “Esse é o início de um grande movimento literário nas comunidades”.

 

Oficinas e bate papo com escritores


Para atrair e envolver os jovens, a Mostra apostou em diferencial: as obras serão apresentadas aos jovens por meio de manifestações e interesses do dia a dia deles. Em atividades como grafite, eles serão convidados a pintar um painel literário usando as técnicas de stencil, lambe-lambe e mosaico. Também participarão de rodas de literatura e cortejos literário, além de oficinas que desenvolvem habilidade de leitura e interpretação, oficina de ilustração e percussão.

 

O evento conta ainda com apresentações artísticas de teatro e música de jovens da comunidade e instituições convidadas. Haverá também a presença dos escritores paranaenses Miguel Sanches Neto, Luci Collin e  Luís Henrique Pellanda, que farão um bate-papo com os presentes.

 

Serviço:

Mostra Literatura Paraná

Data e local: 14 a 19 de agosto (Uberaba), 21 a 26 de agosto (CIC), 18 a 23 de setembro (Pilarzinho) e 25 a 30 de setembro (Butiatuvinha)

Informações: Fanpage Mostra Literatura Paraná

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*