Banda vencedora do Festival Acesso Canta Brasil grava CD

Alan Naoto, Bruno Brun, Murilo Brun e Cassiano Santana
Foto / Central Press / Divulgação

Na semana em que foi celebrado o Dia Nacional da MPB, o Grupo Educacional Acesso promoveu o Festival Acesso Canta Brasil, em Curitiba. Por meio de apresentações musicais de estudantes e professores, o evento reforça a história do Brasil, unindo informação e diversão. A terceira edição do Festival aconteceu no último sábado, dia 20 de outubro, e teve como temática os anos 80 e 90.

Doze bandas foram selecionadas para a apresentação final e julgadas por um júri formado por músicos profissionais, professores e jornalistas. O grupo vencedor – formado pelos estudantes João Pedro Lima, Robson Friesen e Emily Ravaneda – ganhou um curso de música e a gravação de um CD em estúdio. A banda interpretou a canção “Apenas mais uma de amor”, de Lulu Santos.

O segundo lugar ficou com o aluno Paulo Roberto Buzzatto, que interpretou “Resposta” da banda Skank. Alan Naoto, Bruno Brun, Murilo Brun e Cassiano Santana ficaram com o terceiro lugar, apresentando uma adaptação da música “Ainda é cedo”, do Legião Urbana.

De acordo com o idealizador do projeto, o professor de história Rafael Bassi, o Festival Acesso Canta Brasil tem por objetivo fazer com que os alunos se relacionem com músicas de diferentes épocas e que possam aprender o que elas retratam. “Nos anos 80, por exemplo, as músicas mencionavam a transformação política pós-ditadura. Já em 1990, as músicas trouxeram um cunho mais pessoal, falavam mais sobre a relação humana. Hoje, as canções são puro entretenimento”, afirma Bassi.

Para a diretora pedagógica do Acesso Boqueirão, Claudia Santos, “a abordagem lúdica faz com que os estudantes entendam a história, participem das aulas e colaborem com análises, opiniões e questionamentos importantes e comuns a todos os que não viveram na época analisada”.

Para os alunos, o evento é uma forma de mostrar que a cultura da nova geração de jovens brasileiros não se restringe a “tchu tchu tcha”. “Nossa música também tem conteúdo e devemos levar aos estudantes o que temos de melhor, visando formar cidadãos conscientes e críticos”, salienta Claudia.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*