LIVRO ARTE 725 -SEMEANDO NOVOS OLHARES

No livro Arte 725 Semeando Novos Olhares há um depoimento português/inglês de Katia Velo.

 

No projeto “Semeando Novos Olhares” cada artista participante elaborou trabalhos de acordo com sua linguagem artística e poética. As obras foram apresentadas em formato inédito, estimulando e provocando ainda mais o olhar. Ao final do ciclo das exposições, os artistas realizaram palestras para alunos, professores e funcionários. Além das doações de obras e palestras, foram entregues à escola convites colecionáveis e catálogos. Agora toda esta experiência está no livro Arte 725 – Semeando Novos Olhares. “Eu saí do ateliê 725, mas o ateliê nunca saiu de mim. Passei por experiências incríveis e momentos inesquecíveis. Fiz amigos para a vida!” declara Katia Velo, artista que por quase 10 anos frequentou o ateliê de Edilson Viriato que fica na Alamenha Lins 725, Rebouças, o número foi a inspiração para o projeto.

DEPOIMENTO PROJETO NOVOS OLHARES DE KATIA VELO

A Arte está intrinsecamente ligada a nós. Desde os mais primórdios tempos, temos por necessidade demonstrar nossos pensamentos, sentimentos e emoções e o fazemos por meio da música, dança, desenho, pintura. É neste caminho que o projeto Novos Olhares realiza um serviço público de conscientização e valorização da Arte que inevitavelmente levará o aluno a compreender melhor o meio em que vive e a si mesmo. A Arte não é algo apenas a ser ensinado e sim aprendido, apreendido e difundido, pois está sempre em permanente mudança e todo fazer artístico, em suas diversas linguagens, deve ser incentivado e valorizado. O trabalho com Arte, que em si mesmo é tão complexo, nos oferece múltiplas possibilidades ou caminhos. Trabalhar com o sensível é ir além do olhar, é o perceber-se, é interiorizar-se, é a essência. O ensino de Arte nas escolas, com qualidade, comprometimento e seriedade, resultará em indivíduos mais seguros e independentes. A Arte possibilita conhecimento do meio e de si mesmo e também a valorização, resgate da autoestima. Neste sentido, o Projeto Novos Olhares cumpre totalmente com esta função e vai muito além, interagindo com os alunos por meio de uma intensa programação de exposições, contato direto entre direção, professores, artistas e alunos, onde todos puderam falar e serem ouvidos e ainda realizaram um belíssimo trabalho de intervenção artística, acompanhados diretamente por todos os artistas do projeto, no próprio muro da Escola. Isto é realmente um marco! O Projeto Novos Olhares certamente mudou a vida de todos os envolvidos. Não há como participar de algo tão intenso e não haver profundas e significativas transformações. Parabéns!
Katia Velo

ARTISTAS PARTICIPANTES DO PROJETO SEMEANDO NOVOS OLHARES
Ana Muller
Ana Serafin
Beatriz Gonçalez
Cirlei Gonçalves
Denise Abujamra
Edilson Viriato
Elisangela Justino Strasser
Elisiane Correa Wengerkiewicz
Katia Kimieck
Leandro Souza
Luiza Uady Siwek
Magali Robaina
Marinice Skalski Costa
Nilva Rossi
Silvana Camilotti
Soraya Milani
Serviço:
Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Rua Pedro Bocchino, Cajuru, Curitiba, PR
Telefone: (41) 3361-2336
Rua Alamenha Lins, 725, Rebouças, Curitiba, PR

2 Comments on LIVRO ARTE 725 -SEMEANDO NOVOS OLHARES

  1. Marinice Costa // 6 de janeiro de 2019 em 6:57 //

    Todas as pessoas que se envolveram ou que foram envolvidas com este projeto perceberam o quão grandioso foi o alcance. Teu depoimento comprova este alcance. Estou encantada por ter feito parte deste projeto e de alguma forma Semear Novos Olhares!

  2. Marinice! Agradeço imensamente a oportunidade em fazer parte deste lindo projeto. Parabéns!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*