ALUNOS DA ESCOLA EVOLUTIVA VISITAM O MUSEU MUNICIPAL ATÍLIO ROCCO

 

Na última quarta-feira, 22 de novembro, os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Evolutiva, acompanhados dos seus professores Naiana Arruda, Celso Andrei Rocha, Rodrigo Magno e Katia Velo visitaram o Museu Municipal Atílio Rocco para verem a exposição “Uma História de Amor e Fé: Padre Pedro Fuss“, em comemoração aos  107 anos do Padre Pedro, a exposição fotográfica “O Sagrado” da artista visual Katia Velo entre outras exposições que foram detalhadas pelos monitores do museu. Os alunos adoravam o passeio cultural. O resultado, pode ser conferido na avaliação solicitada pela professora de Arte Katia Velo que declarou “Geralmente eles não gostam de escrever, estamos na era digital, no entanto fiquei surpresa com o depoimento dos alunos. Eles não perderam nenhum detalhe. Eles adoraram!“.

 

SOBRE PADRE FUSS
Nascido em 04 de outubro de 1910, em Elversberg, na Alemanha. Pedro Fuss era o quinto filho de Geoge e Anna Fuss. Sempre muito religioso sentiu o chamado de Deus em sua vida e com 14 anos ingressou em um seminário da Congregação Verbo Divino. Tornou-se padre em 1938. Chegou ao Brasil em fevereiro de 1940 e em São José dos Pinhais em maio de 1956, sendo nomeado vigário pela Igreja Matriz de São José dos Pinhais, atual Catedral. Recebeu em 1964 o Título de Cidadão honorário de São José dos Pinhais proposto por Elon Bonin em reconhecimento aos seus grandes feitos. Padre Pedro Fuss veio a falecer no Hospital Santa Casa de Misericórdia no dia 29 de junho de 1985, devido a problemas cardíacos.

SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “O SAGRADO”
Na Idade Média, durante a inquisição, qualquer pessoa que não fosse aprovada pela Igreja Católica, tinha como destino inúmeros castigos e muitas vezes o seu fim era a fogueira. Felizmente muita coisa mudou, mas certamente os símbolos religiosos têm uma grande influência visual. As imagens de figuras como anjos e santos amplamente representados durante o Renascimento foi de fato relevante na história da arte e influenciaram e influenciam a vida do homem contemporâneo. “As imagens sacras surgem para evidenciar um propósito de Deus, são consideradas intermediárias entre o divino e o humano, trazem consigo a simbologia do bom e do belo”. destaca Katia Velo.

Serviço:
Museu Municipal Atílio Rocco
Exposição “Uma História de Amor e Fé: Padre Pedro Fuss“
Período expositivo: De 03 de outubro a 12 de dezembro de 2017.
Horário de visitação:
De terça a sexta-feira, das 9h às 12h – 13h às 17h.
Sábados: das 9h às 12h.
Informações: (41) 3381-5900
Museu Atílio Rocco
Av. XV de Novembro, 1660

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*