2021 – NOVO ANO novo!

FOLHA DA MULHER SJP – ED 105 – JAN 2021 – Coluna KV

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor dirige os passos.” Provérbios, 16:9

Tenho refletido ainda mais sobre o papel da Arte e, indubitavelmente, deparo-me com questões filosóficas. E neste devaneio, reencontrei-me em pensamentos epicuristas que me trouxeram uma brisa suave num deserto árido, principalmente neste momento em que precisamos tanto de ar puro, em todos os sentidos. A seguir, destaco fragmentos destes pensamentos.

2020 “O homem planeja e Deus ri” ditado iídiche (judeu antigo)

Ano que queremos esquecer, mas que será lembrado para sempre. Perdas foram inevitáveis: vidas, empregos, liberdade. Mas, não quero aqui deixar uma mensagem negativa, muito pelo contrário, quero trazer uma reflexão, afinal, a dor também nos ensina. Novamente estamos num momento propício para renovar as esperanças, planejar, fazer promessas, no entanto, vimos que tudo pode ser uma grande ilusão. Organizar, planejar, estabelecer metas, etc., tudo isto é relevante, mas não mais do que ouvir a voz do coração. Algo tão simples e óbvio, mas surpreendente negligenciado. Antes de pensar no ter, deveríamos pensar por que ter, o que queremos carregar neste novo ano?  Então, nesta viagem metafórica, partimos nestes trezentos e tantos dias, onde só poderemos levar uma mochila. Quanto mais coisas colocarmos, mais pesada ela vai ficar, então, mais difícil será a jornada. Por outro lado, se esquecermos de algo essencial, como água, por exemplo, a caminhada  terá que ser interrompida. Portanto, acredito que o diferencial está justamente na escolha.

A ESCOLHA

Nunca tivemos tantas opções, um mundo aparentemente infinito de possibilidades. Só que tudo isto nos deixa cansados, atordoados. Influenciadores, blogueiras, artistas, coaches, todo mundo tem ideias e sugestões para gente. O poder de manipulação é impressionantemente grande. A gente às vezes quer algo que nem sabe por que quer. Mas, tudo é uma questão de escolha e todas elas têm consequências. E até não escolher nada é uma escolha. Opte por questões que envolvam valorização pessoal: princípios e ética. Simples assim.

“Quando minha escolha é consciente, nenhuma repercussão me assusta. Quando não é, qualquer comentário me balança.” José Eustáquio

SIMPLICIDADE

A simplicidade é um caminho leve e saudável. Somos bombardeados com mensagens consumistas do tipo “tem que ter”. E até o que surge como solução para o consumismo excessivo vira uma imposição como o minimalismo (que nutro muita simpatia), ou seja, vira moda e, em seguida, consumismo aprisionante. Usando como exemplo o minimalismo –  ter um guarda-roupa com uma quantidade de roupas, objetos, etc., usar cores neutras como branco, cinza, preto e por ai vai, ou seja, tem gente que para ser minimalista vai jogar tudo fora e comprar tudo novo. Uma grande ironia.  E quem determina o que é essencial é só você, ninguém mais, seguir a nossa natureza.

“Até que tenhamos começado a viver sem elas, não conseguimos perceber o quão desnecessárias muitas das coisas são. Nós vínhamos usando-as não porque precisávamos delas, mas porque a tínhamos”. Sêneca

NATUREZA

Dirigir a nossa vida de acordo com a natureza das coisas. Não a natureza externa e sim interna, a única que de fato podemos controlar. E não é algo que fazemos uma vez, é um ato de resiliência por toda a nossa vida. Temos que cuidar do nosso “eu interior” como um jardim e não deixar ervas daninhas danificarem nossas flores. E compreendermos que há tempo para o plantio e a colheita.

“Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador.” Confúcio

TEMPO

Nada é mais valioso do que o tempo. Somos imperfeitos e finitos e por isto temos que valorizar o tempo com pessoas e coisas que nos traz bem-estar, conforto, alegria e prazer. E nada disto tem a ver com fama, sucesso, dinheiro. É muito mais profundo, uma palavra filosófica que explica, isto é, ataraxia. 

“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.” Fernando Pessoa.

GRATIDÃO

Agradecer de coração é viver a alegria em sua plenitude. 

A palavra mais usada nos últimos tempos, mas não praticada. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao jornal Folha da Mulher onde ser colunista é uma honra para mim. Aliás, a Folha da Mulher não é um jornal. É uma publicação que reverbera sonhos e empreendedorismo onde exercitamos a autoestima e a sororidade. A Folha da Mulher é orquestrada por Johni Pablo cuja sensibilidade é a Alma do jornal mais querido de São José. Muito obrigada também a você que tem me acompanhado nesta trajetória onde percorro o caminho da Arte, afinal, como disse Ferreira Gullar “A Arte importa porque a vida só não basta”.

Desejo a todos um 2021 com muita Saúde Física e Paz Espiritual.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*