15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR

CINTHIA MARCELL – Sobre este mesmo mundo, 2009-2010. pó de giz, quadro-negro, apagador120 x 840 x 8 cm OBRA PRESENTE NA 29a. BIENAL DE SÃO PAULO

Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do professor. Mas, ultimamente, temas referentes à escola, só vêm à tona quando acompanhados por crime, violência, bullying, enfim, desgraça mesmo! Não é por acaso que estamos nesta situação. Exemplos não faltam. A funkeira da novela das 9 diz que embora tire notas baixas na escola é “Dez no Popozão”. Um torcedor de futebol mata e morre pelo time e só lembra que é brasileiro em época de Copa. Neste cenário frio e depressivo, ao estilo Burtoniano, obviamente um professor tem menos valor do que um traficante, que tem cela individual e é transportado em avião especial.

O paulista Salomão Becker declarou que ‘Professor é profissão. Educador é vocação’. A mídia também coloca sobre os ombros dos professores (que na maioria das vezes, só têm giz e louça) “todas as dores do mundo”. E os pais que não sabem como criar seus filhos, esperam que os professores possam “dar um jeito”.

Mas, colocar a profissão de professor como sacerdócio, ou missão, é simplesmente ridículo. Talvez médico se encaixasse melhor nesta função. E, por acaso, eles querem ganhar pouco! Não! E merecem mais. E, obviamente, os professores também. Por outro lado, pensando sobre qual profissão poderia ocupar melhor este “Olimpo celeste”, ou seja, esta função (fora padres, missionários), acredito que deveria, veja bem caro leitor, DEVERIA ser a de político. Afinal, um político tem como ponto principal pensar o que é melhor para a sociedade e trabalhar para a coletividade, além de atender as reivindicações da população.

Portanto, se quisesse uma profissão que fosse “santificada”, seria freira, monge budista, e não professora. Sou professora há mais de 20 anos. Em São Paulo, atuei como professora em escolas da rede privada e pública, sendo concursada na rede estadual. Desiludida, chateada e irritada, pedi exoneração. Não queria mais ser professora. Retornei, pois tenho paixão pela profissão e sou valorizada nas escolas onde leciono. Mas, quero que a profissão seja valorizada. Quero que todos os profissionais da área de educação sejam valorizados! Agora, para encerrar este artigo, recorro à frase do professor e pastor, o norte americano Willian Arthur Ward, “O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.” E ninguém se inspira em fracassados!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*