FEIRA LIVRE DE ARTE CONTEMPORÂNEA – FLAC DIVULGA 65 ARTISTAS VISUAIS E COLETIVOS SELECIONADOS

APÓS ANÁLISE DA COMISSÃO CURADORA 65 NOMES PARTICIPARÃO DA FLAC, QUE SERÁ ENTRE 27 E 29 DE OUTUBRO, EM BH

 

 

Entre tuas feridas,obra de Rodrigo Mogiz.
Crédito: Divulgação

Entre 27 e 29 de outubro, Belo Horizonte recebe a primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC, no espaço CentoeQuatro. Iniciativa inédita e pioneira neste formato, tem como principais objetivos a criação de oportunidade de exposição e venda de obras de arte – contribuindo para profissionalização dos artistas – e a ampliação do acesso do público aos contextos de produção e circulação das Artes Visuais.

Na fase da convocatória, entre 20 de agosto e 17 de setembro, a FLAC recebeu 185 inscrições, o que reforça essa necessidade no setor. A Comissão Curadora da FLAC – formada por Ana Luiza Teixeira Neves, Jorge Cabrera Gómez e Sara Moreno Rocha – analisou as propostas e selecionou 65 participantes, prezando pelo nível de desenvolvimento das obras e pela diversidade de expressões que nortearam a escolha de artistas amadurecidos e também em processo de pesquisa e experimentação.

Para a seleção, foram considerados aspectos como o corpo da obra e seu estágio de desenvolvimento conceitual e técnico, a experimentação e hibridação características da arte contemporânea, avaliando a qualidade na perspectiva da construção de produções com estilo e características próprias. Foi importante para esse critério o conceito e a coesão das obras apresentadas pelo artista ou coletivo, assim como o recorte proposto para a FLAC.

Avaliou-se também a trajetória dos concorrentes, relevância de exposições, residências artísticas e outras experiências, além do alcance nacional ou internacional, que demonstram um esforço de trabalho constante, crescimento e profissionalismo. Por fim, um importante critério foi a diversidade, que permeou o conjunto da escolha da FLAC no sentido de propiciar a convivência criativa e a diferença entre os selecionados.

“Observamos que a maioria dos artistas teve um cuidado ao reunir seus trabalhos e tivemos contato com ótimos portfólios. Acredito que para o público será uma excelente oportunidade de ter contato com novos e consagrados artistas”, comenta Ana Luiza Neves.

A qualidade da informação enviada pelo artista ou coletivo, seguindo as orientações da convocatória da FLAC, assim como a apresentação do portfólio, também foi fundamental para o processo de entendimento e análise da proposta.

“Para mim foi um privilégio estar na equipe de curadoria. Deu trabalho selecionar, pois recebemos numerosas inscrições. A produção é muito rica. Desde o início a ideia da FLAC era trazer diversidade na programação, por isso entre os selecionados estão artistas em vários estágios de carreira, desde iniciantes até renomados. Trabalhos que fazem parte do circuito de arte urbana, performáticos, propostas diversas”, finaliza Sara Moreno.

A proponente e realizadora da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC é a Akala, associação sem fins lucrativos de BH que atua na área cultural desde 2010. Segundo Andréia Menezes De Bernardi, sócio fundadora da Akala e uma das coordenadoras do projeto, “A FLAC tem como objetivos fomentar o cenário artístico e divulgar a produção atual no âmbito das Artes Visuais na capital mineira e seu entorno em colaboração com galerias, circuitos e iniciativas afins, mas também de sensibilizar para o reconhecimento da visão estratégica da Arte e da Educação Artística e Cultural como fundamentais para desenvolvimento integral de qualquer sociedade”.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da MGS.

 

SERVIÇO:

Feira Livre de Arte Contemporânea

Data: de 27 a 29 de outubro de 2017.

Local: CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro, Belo Horizonte, MG).

Entrada gratuita.

Site: www.flac.art.br

 

ARTISTAS SELECIONADOS

Alexandre Junior, Álvaro Tomé, Baba Jung, Binho Barreto, Bruno Duque, Carol Peso, CATAPRETA, Christine Pereira, Comum, Cyro Almeida, Daniel Bilac, Daniel de Carvalho,

Daniel Jack, Daniela Paoliello, Estandelau, Fabíola Tasca, Fernanda Fernandes, Fernando Medeiros, Fernando Poletti, Fred Paulino, Gabriel Nast, Gabriela Brasileiro, Gilmara Oliveira, Giulia Puntel, Guilherme Bergamini, Humberto Mundim, Isabela Prado, Jade Marra, Juliana Gontijo, Lamounier Lucas, Leo Piló, Leonardo Costa Braga, Lucas Erro, Luana Vitra, Luísa Horta, Maira Públio, Maíse Couto, Marcel Diogo, Maria do Céu Diel, Max Henrique, Mirele Brant, Morgana Mafra, Noemi Assumpção, O SOMOS, Olívia Viana, Paulo Nazareth, Pedro Mendes, Pedro Ninja, Rafael Perpétuo, Raphael Ferreira, Rezm Orah, Ricardo Burgarelli, Rodrigo Mogiz, Rosceli Vita, Ruy Souza Filho, Samuel Wenceslau, Scheilla SSol, Sérgio Arruda, Skap, The Innernettes, Thiago Alvim, Thyana Hacla, Vanessa Cunha, Vitor Novato e ZEZIN.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*